Brasileiros terão isenção de visto para o Japão a partir de setembro
O acordo foi selado na embaixada do Japão na tarde dessa quinta-feira (31/8), e contou com a presença de autoridades dos dois países
atualizado
Compartilhar notícia
Nessa quinta-feira (31/8), aconteceu a cerimônia de oficialização da isenção recíproca de vistos entre Brasil e Japão. A solenidade ocorreu na Embaixada do Japão no Brasil, e contou com a presença de autoridades brasileiras e japonesas, além de representantes do turismo.
A medida ocorre a um mês da efetivação da isenção de vistos, que inicia-se dia 30 de setembro, e vale para viagens de até 90 dias. “Este é um passo para ampliar o turismo entre os dois países”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
Entre as autoridades japonesas presentes constaram o embaixador Hayashi Teiji e o Ministro de Estado da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo, Toyoda Toshiro. Do lado brasileiro, os deputados federais Odair José da Cunha (MG), Marx Beltrão (AL), e Kim Kataguiri (SP) também estiveram no evento.
O ministro do Turismo Celso Sabino, o presidente da Embratur Marcelo Freixo e Laudemar Gonçalves de Aguiar, representante do Itamaraty, também foram autoridades que compareceram ao encontro. O apresentador Yudi Tamashiro foi convidado pelo embaixador do Japão para representar os descendentes japoneses do país.
O embaixador japonês Hayashi Teiji falou da importância dessa medida, que foi selada, em maio deste ano, durante a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cúpula do G7, em Hiroshima.
“Acredito que há ainda um grande potencial de intercâmbio entre os dois países no campo do turismo. Gostaria de aproveitar a oportunidade de isenção de visto, que foi concedida pela ocasião de 115 anos de aniversário da imigração japonesa no Brasil”, afirma Hayashi Teiji.
O governo brasileiro anunciou que também manterá a dispensa de exigência de visto para japoneses que visitam o Brasil, em vigência no país desde 2019.
Confira os cliques do evento: