Brasileira é eleita a melhor corretora de imóveis de luxo de Portugal
Eliane Ribeiro revela como conquistou a esfera empresarial europeia e explica o visto que permite que estrangeiros residam em Portugal
atualizado
Compartilhar notícia
Você sabia que uma brasileira foi eleita pelo segundo ano consecutivo pelo Luxury Lifestyle Awards a melhor corretora de imóveis de luxo de Portugal? Nascida no interior do Paraná e criada na capital, Curitiba, Eliane Ribeiro adotou a terra de Camões como sua e, ao longo de 28 anos de uma trajetória profissional admirável, conquistou a esfera empresarial europeia.
Formada em marketing e publicidade, Eliane Ribeiro viajou para Portugal em 1993 com o objetivo de estagiar em uma agência de publicidade. Durante o período no exterior, ela conheceu o marido, o economista português Carlos Antero, com quem compartilha de sua vida pessoal e profissional até hoje.
Em seu currículo, há ainda uma pós-graduação voltada ao empreendedorismo na área da comunicação, especialização que contribuiu ainda mais com o rumo que tomava. Apaixonada e pronta para enfrentar novos ares, Eliane se viu diante de um desafio: “O mundo enfrentava um momento muito difícil, que foi a última grande crise econômica derivada do mercado financeiro. Portugal passava por dificuldades, mas conseguiu sair bem dessa”, lembra.
Foi nesse cenário que a brasileira optou por empreender. “Em 2010, as coisas mudaram de rumo. Comecei como corretora dentro da RE/MAX, empresa norte-americana de franquias imobiliárias”, recorda.
Após a virada de chave, Eliane não parou mais. Ela se tornou sócia do Grupo Latina, holding que integra, há aproximadamente 20 anos, a multifranqueadora RE/MAX. Fundada há 48 anos, essa última conta com 135 mil corretores distribuídos por 127 países. Além de ser a primeira embaixadora em Portugal pela companhia na Europa, entre 2016 e 2019, a consultora está entre os 10 principais agentes imobiliários RE/MAX no mundo — pelo volume de negócios fechados. “Esse foi um dos auges da minha carreira. Foi muito marcante e emocionante”, celebra.
A paranaense lidera uma equipe de peso que, a partir de Lisboa, comercializa imóveis de alto padrão (que podem custar até seis milhões de euros) para estrangeiros, incluindo chineses, norte-americanos, ingleses e brasileiros, que almejam adquirir residência em Portugal. “Meus primeiros clientes foram os da Ásia. E eles prosseguem como os de maior força”, comenta. No Brasil, o rol de clientes abrange grandes políticos, artistas, empresários, aristocratas, produtores rurais, entre outros compradores, detentores de grandes fortunas.
Golden Visa
O principal investimento feito pelos clientes, segundo Eliane, é o Golden Visa, modalidade de visto de residência em Portugal também chamada de Autorização de Residência para Atividade de Investimento. O tipo de permissão concede a autorização para estrangeiros residirem no país. “O Brasil, a China e a Rússia, por exemplo, olham para ele como uma possibilidade de se obter um segundo passaporte de entrada em Portugal. O investidor passa pela compra de um imóvel a partir de 350 mil euros, não apenas com o objetivo de residir — na maioria dos casos, é para ter um passaporte para transitar livremente no país”, explica.
De acordo com a profissional, o Golden Visa é o visto mais “amigo” disponível, devido às suas grandes vantagens. “É um investimento seguro e prático, feito todo on-line”, justifica. A facilidade, todavia, sofrerá alterações em dezembro deste ano. Conforme mostra Eliane, há uma necessidade de expandir e atrair investidores para outras regiões de Portugal, como as situadas no interior do país.
Por que investir em Portugal?
“É um país que acolhe bem e já foi considerado o terceiro mais seguro do mundo”, defende a consultora. Para Eliane, o destino agrada e permite diferentes estilos de vida. “Há 850 km de costa, ou seja, de praia. E há também regiões mais frias”, completa.
A brasileira acrescenta que Lisboa, por si só, já é um grande atrativo. “É a capital e está há cerca de 3 ou 4 horas de carro de qualquer outro lugar”, convence a especialista, afirmando que 50% de suas vendas são dessa área do mapa.
Quem pode investir?
Eliane Ribeiro conta que qualquer pessoa pode investir em Portugal, mas que essa nação tem preferência por indivíduos mais produtivos e ligados às áreas da tecnologia. “O país tem as melhores infraestruturas digitais”, assinala. “Jovens ou pessoas com famílias numerosas também são muito bem-vindos e aclamados em áreas mais situadas no interior da região”, sugere.
Segundo a consultora, um erro que os brasileiros não podem cometer ao negociar um imóvel no destino é visitar a propriedade e voltar ao local, em seguida, para tentar comprar diretamente e poupar a comissão. “É um mico enorme. Isso não pode acontecer aqui”, alerta.
Frente a frente com a pandemia
A embaixadora da RE/MAX observa que o mercado imobiliário de Portugal reagiu de forma surpreendente à crise da pandemia de Covid-19. “Tivemos uma reação muito boa. Os investidores internacionais, por exemplo, estão comprando a distância. Eles olham para cá como um refúgio”, pontua.
De acordo com a paranaense, há mais procuras que ofertas. “Temos três interessados para cada imóvel”, argumenta.
Prêmios
A premiação fornecida pelo Luxury Lifestyle Awards neste ano aumentou a coleção de títulos da brasileira pela alta performance empresarial. O prêmio reconhece a excelência de bens e serviços em 60 países. Eliane foi honrada pelo alto padrão no atendimento a clientes de culturas, perfis e nacionalidades distintas. “Foi uma surpresa enorme”, contempla Eliane.
A profissional, que também trabalha com turismo e com investidores corporativos, acumula outras gratificações, como o Prêmio de Carreira Lifetime Achievement, o Prêmio Anual RE/MAX Categoria Diamond (pelo quinto ano consecutivo), o Top 5 RE/MAX na Europa. Eliane também foi nomeada, nos Estados Unidos, pela NAR (National Association of Realtors), como a primeira instrutora internacional em português da certificação CIPS (Certifieds International Property Specialist). A NAR é a maior organização mundial de corretores de imóveis, com 1,4 milhão de profissionais imobiliários inscritos.
Ao refletir sobre um conselho para estreantes no mercado que desejam conquistar territórios nesse segmento, assim como ela o fez, Eliane Ribeiro ensina: “Prepare-se, pois essa não é uma profissão para se estar, é para ser”, finaliza.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.