Botox para homens: eles também precisam! Entenda as diferenças
Os dermatologistas Gilvan Alves e Cristina Salaro contam tudo sobre o procedimento estético em homens
atualizado
Compartilhar notícia
A aceitação dos procedimentos estéticos por parte da população masculina tem crescido nos últimos tempos. Em 2019, dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) mostraram que, a cada dois minutos, um homem faz um procedimento estético no Brasil. Isso comprova que eles passaram a dar uma atenção especial à aparência, como também aderiram a tratamentos de beleza ou rotinas de skincare.
A toxina botulínica, mais conhecida como botox, é uma ferramenta parceira dos profissionais de saúde e de estética que, até nos dias atuais, acreditam em seu potencial. A neurotoxina, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, auxilia no tratamento de rugas e linhas de expressão. Geralmente, ela é aplicada na glabela (espaço compreendido entre as sobrancelhas), na região da testa e no músculo orbicular do olho (em volta dos olhos).
Assim como as mulheres, os homens podem receber aplicações de toxina botulínica. Entretanto, há algumas diferenças que devem ser ressaltadas. O dermatologista Gilvan Alves explica para a coluna Claudia Meireles que a dose do produto aplicada em homens costuma ser maior do que em mulheres, devido a sua musculatura, que é mais forte. Por conta disso, o preço é mais elevado.
A opinião da dermatologista Cristina Salaro vai ao encontro do que pensa Gilvan. Ela acrescenta que o padrão de aplicação também é diferente, dado que a toxina é injetada na testa do início ao fim, para não deixar a sobrancelha arqueada, aspecto mais demandado pelo público feminino. “O resultado tem que ser muito natural, caso contrário o paciente nunca mais volta ao consultório”, conta a médica. “Tem que deixar um pouco de movimento também, para não ficar muito liso”, completa Gilvan.
Mas já que o músculo da pele masculina é mais forte isso não dificultaria a aparição de rugas? Gilvan Alves responde que não: “Ao contrário. Ele traz mais a pele e faz aparecer mais a ruga também”. Por isso, de acordo com o dermatologista, um indivíduo, seja homem ou mulher, deve optar pela toxina botulínica desde cedo. Assim, evita-se a aparição de rugas de expressão. “A procura pelo tratamento por parte dos homens aumentou sim, apesar de a vaidade ainda ser maior nas mulheres”, informa o especialista. “Mas eles também deveriam cuidar mais da aparência”, defende Gilvan.
Cristina Salaro pensa da mesma forma. De acordo com ela, muitos pacientes homens realizam o procedimento sem que ninguém saiba, até mesmo as próprias esposas ou namoradas. “Eu observo que há um preconceito da parte deles mesmos em relação à aplicação da toxina botulínica’’, conta a médica.
Entretanto, para Cristina, o número de adeptos cresceu. “Em alguns casos, as esposas dos alguns pacientes pedem para eles fazerem o tratamento, e eles são convencidos pela ideia. No final, ficam encantados com o resultado e acabam retornando”, revela a dermatologista.
Cristina acredita que a toxina botulínica em homens dura mais tempo que nas mulheres (que costuma ter “validade” entre 3 e 6 meses), uma vez que eles executam “menos mímicas ou expressões faciais que elas”.
Além da estética
Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps, na sigla em inglês), o tratamento com toxina botulínica é o segundo procedimento estético mais realizado no mundo – e o Brasil é o segundo país que mais o utiliza, atrás apenas dos Estados Unidos.
Entretanto ele pode ser considerado, também, uma importante ferramenta, assim como o ácido hialurônico, para devolver autoestima a quem sofreu paralisia facial. Conforme o cirurgião dentista Willian Ortega ressaltou ao Metrópoles, em dezembro do ano passado, os procedimentos são aplicados conforme as características dos pacientes em pontos específicos. Assim, é possível balancear o grau de abertura do sorriso para os dois lados e melhorar o fechamento do olho afetado pela paralisia, entre outras vantagens.
“Os procedimentos servem para compensar o que ficou de sequela da paralisia e não foi resolvido por tratamento de reanimação dos músculos. Por isso, eles recebem o nome de compensatórios”, salientou.
O uso da toxina botulínica também tem o objetivo de tratar o suor excessivo de algumas partes do corpo. E quem procurou por essa solução foi o casal Carol Dias e Kaká. A modelo, que havia dado à luz recentemente, notou que estava produzindo muito suor.
“Eu já tinha feito esse botox há um tempo atrás quando eu montava. Eu transpirava muito, sempre ficava com pizza. E eu tenho notado que tenho transpirado bastante. Não sei se é a bagunça que ainda está com os hormônios”, contou em seu Instagram, e em seguida revelou que o maridão também é adepto da técnica. “O Kaká também sempre faz. Quem faz muito esporte normalmente se incomoda com a transpiração”, falou.
Para o botox durar mais
Em maio do ano passado, o Metrópoles divulgou cinco truques infalíveis para o botox durar mais. São eles: aplicação de protetor solar diariamente; rotina diária de skincare; alimentação equilibrada e consumo de água; o controle de sensações negativas, como o estresse; e o contato frequente com o dermatologista.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.