metropoles.com

Botox para a área abaixo dos olhos funciona? Experts respondem!

Chamada de Jelly Roll Botox, essa técnica ocorre quando o produto é injetado no músculo jelly roll, as famosas bolsinhas abaixo dos olhos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Mulher com toalha na cabeça se olhando ao espelho
1 de 1 Mulher com toalha na cabeça se olhando ao espelho - Foto: Getty Images

Quando falamos em botox, logo pensamos em reduzir as rugas da testa e os pés de galinha que surgem ao redor dos olhos. Mas você sabia que a toxina botulínica também pode ser aplicada na região logo abaixo dos olhos? Embora você esteja familiarizado com a injeção de preenchimento para diminuir olheiras, o uso direcionado do botox nessa área é capaz de auxiliar na melhora da textura da pele e das rugas.

Como funciona o botox na área abaixo dos olhos?

Chamada de Jelly Roll Botox, essa técnica ocorre quando o produto é injetado no músculo jelly roll, as famosas bolsinhas que se parecem com geleias e fixam-se abaixo dos olhos. Muitas pessoas as confundem com olheiras.

Olho azul de mulher
Como funciona o botox na área abaixo dos olhos?

A dermatologista americana Jessie Cheung associa essa prática ao botox para pés de galinha, círculo que envolve o músculo do olho. “Se você está aplicando botox apenas na porção lateral do músculo do olho, você está permitindo que a porção abaixo dos olhos fique relativamente mais forte e maior, produzindo mais rugas ao longo do tempo”, salientou ao portal Byrdie.

“A duração do seu botox para pés de galinha também deve melhorar, pois mais partes do músculo do olho estão relaxadas”, continuou.

Para a especialista em cuidados com a pele Kristina Kitsos, o tratamento é muito indicado para pessoas com musculatura palpebral saudável e de boa sustentação. Segundo ela, basicamente, injeta-se o produto na região inferior dos músculos que circundam o olho. “Uma dose muito baixa é administrada e dura cerca de três a quatro meses, como a maioria dos neuromoduladores”, comentou ao site.

Seringa de botox e rosto de paciente atrás
Injeta-se o produto na região inferior dos músculos que circundam o olho

Diante disso, podemos concluir que o botox é, sim, ideal para pessoas que se incomodam com rugas horizontais que aparecem quando elas sorriem ou apertam os olhos, como também para o músculo “geleia” que se destaca quando o indivíduo realiza algum desses movimentos.

“Outro benefício de tratar a porção sob os olhos é uma aparência mais aberta e suave, pois a textura da pele pode ser melhorada com a aplicação muito superficial de botox em baixa dose em uma área”, lembrou Jessie Cheung. No entanto, a dermatologista alerta para pessoas que não devem se submeter à técnica. “Se você tem pálpebras muito flácidas ou inchadas, o botox sob os olhos pode não ser o tratamento certo para você”, destacou.

Kristina Kitsos explica que o tratamento, geralmente, envolve uma a duas pequenas injeções que são, relativamente, indolores. “Os pacientes relatam consistentemente muito mínima ou nenhuma dor durante a injeção”, revelou. A toxina botulínica deve entrar em ação duas semanas após a injeção inicial.

Afinal, qual é a diferença entre o botox e o preenchimento?

De acordo com a dermatologista Jessie Cheung, botox e preenchimento são complementares, mas não são intercambiáveis. “Os preenchimentos contornam a área e repõem o volume, enquanto o botox encolhe os músculos e reduz as rugas”, afirmou ela.

Olho de mulher
Botox e preenchimento são complementares, mas não são intercambiáveis

O preenchimento nessa região é, normalmente, usado para preencher manchas ocas na área sob os olhos e diminuir a aparência de olheiras causadas pela perda de volume. Embora a aparência das rugas possa ser diminuída devido à capacidade do tratamento de preencher as linhas finas, o músculo que causa essa linha ainda está ativo e capaz de se mover. Por outro lado, o botox nessa área impedirá que o músculo se mova e crie uma ruga, mas não terá impacto nas olheiras.

Cuidado!

Do mesmo modo que ocorre em qualquer tratamento injetável, o botox pode gerar hematomas ou inchaço no local de aplicação. Ainda, a especialista em cuidados com a pele Kristina Kitsos ressalta que, se muito produto for utilizado, a área abaixo dos olhos corre o risco de parecer inchada ou as bolsas nos olhos podem aparentar enfatizadas durante a vida útil do tratamento (que é cerca de 3 a 4 meses).

“Temos glândulas linfáticas sob os olhos e, quando o botox é injetado nessa área, isso paralisa temporariamente os músculos que trabalham para empurrar a linfa para longe da área sob os olhos, o que pode resultar em inchaço”, frisou a expert.

“Além disso, se a almofada de gordura sob o olho perder muito apoio por um músculo relaxado sob os olhos, ela pode herniar e fazer com que as bolsas sob os olhos pareçam ainda piores, ou a pálpebra inferior pode ficar muito fraca e se afastar levemente do músculo”, advertiu.

Olho azul de homem
O botox pode gerar hematomas ou inchaço no local de aplicação

No último caso, o método também pode levar a problemas como visão embaçada ou olhos secos.

Todo cuidado é pouco, visto que, em alguns casos, a toxina botulínica injetada nesse local do rosto pode causar rugas em outras áreas da face. “Um dos efeitos colaterais mais prováveis ​​é que você pode formar novas rugas, em uma área um pouco abaixo ou próxima das originais”, completou a dermatologista Rachel Nazarian.

“Como algumas das linhas que estão sob seus olhos são de sorrir e a pressão de suas bochechas empurrando para cima na área dos olhos, sua pele pode encontrar um novo lugar para dobrar depois de ter injeções de botox sob seus olhos. Essa parte é um pouco imprevisível, mas, apesar do risco, muitas pessoas ainda preferem a aparência pós-botox e estão satisfeitas com os resultados”, opinou Nazarian ao Byrdie.

Certifique-se de fazer uma consulta com seu médico antes de iniciar um tratamento!

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?