Bom e gostoso: saiba qual é o único doce saudável para o coração
Este doce, em específico, é rico em polifenóis com ação anti-inflamatória e antioxidante que protege o coração
atualizado
Compartilhar notícia
Nunca existe uma desculpa para comer aquele docinho após o almoço sem peso na consciência, não é mesmo? Mas a notícia boa vai para os “formigas de plantão”: eis que a ciência encontrou um motivo para vocês se deliciarem sem arrependimentos.
Este doce, em específico, se consumido com moderação, não só vai ajudar a saciar o “desejo por açúcar”, como também beneficiar o sistema cardiovascular, de acordo com alguns estudos realizados. E não apenas o coração pode tirar proveito desse consumo, mas também a saúde cerebrovascular.
Estamos falando do chocolate, mas com alto teor de cacau. Uma investigação da Louisiana State University, nos Estados Unidos, demonstrou que ingeri-lo regularmente reduz o risco de ataque cardíaco a longo prazo. Já outro estudo sueco mostrou que as mulheres que consumiram cerca de 560 gramas do ingrediente por semana tiveram um risco 20% menor de acidente vascular cerebral.
Leia: Nutrólogo cita 10 benefícios do cacau
Afinal, por que o chocolate com alto teor de cacau é tão bom para o coração?
O efeito protetor do alimento vem da sua alta concentração de polifenóis. Essas substâncias têm ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo. Em particular, os flavonoides estão associados a vários benefícios à saúde, como um menor risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e declínio cognitivo.
O chocolate rico em cacau ajuda, ainda, a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL); como também diminui a inflamação do tecido cardiovascular, protegendo-o da deterioração. Além disso, ingeri-lo pode melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, contribuindo com a memória e com a saúde cognitiva no geral.
Mas vai um alerta: visto que o chocolate é um ingrediente muito calórico, o ideal é consumir no máximo entre 20 e 40 gramas diárias. Lembrando que quanto maior for o teor de cacau, mais flavonoides ele terá, ou seja, mais indicado ele será!
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.