metropoles.com

Beyoncé 40 anos: confira as lições de vida da diva-mor do mundo pop

Fã assumida de Beyoncé, a coluna Claudia Meireles jamais deixaria o aniversário de Queen B passar em branco. Aprenda os ensinamentos!

atualizado

Compartilhar notícia

Chris Graythen/Getty Images
Beyoncé
1 de 1 Beyoncé - Foto: Chris Graythen/Getty Images

Nas últimas semanas, Beyoncé tem mimado os fãs com inúmeros cliques. Alguns até se assustaram com a quantidade de registros. Afinal, a cantora costuma postar poucas fotos nas redes sociais e desaparecer por um longo período, o que não ocorreu desta vez. Os admiradores entraram em polvorosa com o tanto de postagens e especulam se as publicações não fazem parte dos preparativos dos 40 anos de Queen B. Neste sábado (4/9), a diva pop celebra a chegada das quatro décadas de vida.

Em agosto, Queen B concedeu entrevista à revista Harper’s Bazaar e anunciou que, em breve, lançará novas músicas. “Estou no estúdio há um ano e meio”, confessou. Com as expectativas lá no alto, os admiradores não veem a hora de chegar o parabéns da cantora para saber se ela presenteará os fãs com alguma novidade. O portal Insider revelou que o novo álbum só será lançado no próximo dia 24. Como ama surpreender o mundo, acredita-se que Beyoncé dará algum aperitivo a respeito do projeto no aniversário.

Uma beyhive assumida (apelido dado aos fãs da diva pop), a coluna Claudia Meireles jamais deixaria o aniversário de Queen B passar em branco. A seguir, confira lições de vida da aniversariante!

5 imagens
A cantora no Coachella, em 2018. O show deu origem ao documentário Homecoming
A artista na première do filme O Rei Leão
Beyoncé e Jay-Z estão no TOP20 com Crazy In Love (2003)
Personalidade dos palcos, Bey tornou-se uma das mulheres mais importantes da música
1 de 5

Beyoncé comemora 40 anos neste sábado (4/9)

Kevin Mazur/Getty Images for NARAS
2 de 5

A cantora no Coachella, em 2018. O show deu origem ao documentário Homecoming

Kevin Winter/Getty Images for Coachella
3 de 5

A artista na première do filme O Rei Leão

Gareth Cattermole/Getty Images for Disney
4 de 5

Beyoncé e Jay-Z estão no TOP20 com Crazy In Love (2003)

Mike Coppola/Getty Images
5 de 5

Personalidade dos palcos, Bey tornou-se uma das mulheres mais importantes da música

Kevin Mazur/Getty Images For Parkwood Entertainment
Sou a número 1

Beyoncé é uma das artistas mais poderosas do mundo, conforme destaca anualmente a revista Forbes. A norte-americana está acostumada a quebrar recordes, sendo a primeira mulher a conquistar seis Grammys em uma única edição. Em 2021, tornou-se a cantora que mais venceu a premiação na história. Ao todo, são 28. A palavra vitória faz parte da vida da estrela desde a infância. Aos 7 anos, ela ganhou o primeiro show de talentos cantando Imagine, de John Lennon.

“Passei tantos anos tentando me aprimorar e melhorar tudo o que fiz que estou em um ponto em que não preciso mais competir comigo mesma. Não tenho interesse em pesquisar para trás. O passado é passado”, disse Bey à Harper’s Bazaar.

Beyoncé
A cantora é maior premiada da história do Grammy
Definir e concretizar

Recentemente, a estrela dos palcos teve uma entrevista “desenterrada”. Na conversa com o Acess Hollywood, em 2011, Queen B contou como se imaginava com quatro décadas de vida: “Antes de completar 40 anos, adoraria ter alguns filhos”. O sonho tornou-se realidade. Ela é mãe de três crianças, Blue Ivy Carter, de 9 anos, e os gêmeos, Rumi e Sir Carter, de 4. À Harper’s Bazaar, ela afirmou trabalhar para mudar as percepções a fim de que os herdeiros possam viver em um mundo onde sejam vistos, celebrados e valorizados.

“A primeira década da minha vida foi dedicada ao sonho. Por ser introvertida, não falava muito quando criança. Passei muito tempo na minha cabeça construindo minha imaginação. Agora, sou grata por aqueles tímidos anos de silêncio. […] Se algo não estava me ajudando a alcançar o meu objetivo, decidi não investir tempo nisso. Sacrifiquei muito e fugi de qualquer distração possível”, respondeu a estrela à Harper’s Bazaar. Na pergunta, pediram para Beyoncé fazer uma reflexão sobre a própria trajetória.

Jay-Z, Blue Ivy e Beyoncé
Beyoncé com o marido, Jay-Z, e a primogênita, Blue Ivy Carter
Aprendizado constante

O nascimento dos herdeiros não era o único desejo da personalidade. “Eu adoraria dirigir, continuar a aprender sobre vídeos e talvez até lá um filme, um curta-metragem, um documentário, eu amo docs”, destacou a cantora em 2011. Sem saber que se tornaria uma grande personalidade musical, Beyoncé determinou na adolescência um lema de vida: “Comprometi-me a ser sempre estudante e aberta ao crescimento”. Interessada pelo universo cinematográfico, Queen B não desistiu até dirigir o primeiro projeto.

Lançado em 2010, o primeiro filme produzido, dirigido e editado pela artista recebeu o nome de I Am…World Tour. No longa-metragem, ela engloba 108 shows feitos em 32 países. “Aprendi a editar o corte sozinha no [programa] Final Cut Pro. Foi o início de um amor recém-descoberto e de uma expressão criativa que me levou a criar meu álbum visual, intitulado Beyoncé, depois Lemonade, Homecoming e Black Is King”, contou. Ao que tudo indica, um novo projeto da diva pop está prestes a sair do forno.

Sedentos por um lançamento da cantora, os fãs viram a ansiedade atingir níveis elevados na segunda-feira (30/8). O motivo do “colapso” foi a postagem de uma foto de Beyoncé em uma conta oficial da Netflix. Lembrando que o documentário Homecoming está disponível na plataforma. O projeto até ganhou o Grammy de Melhor Filme Musical. Dedicado a divulgar o conteúdo de artistas negros do serviço de streaming, o perfil Strong Black Lead escreveu na legenda do post sobre Queen B: “Contagem regressiva”.

Empoderamento

Quem acompanha a carreira de Queen B sabe que o trono dela vai além da quantidade de prêmios e de hits emplacados. A estrela pop se transformou em um símbolo de empoderamento feminino. As lições de vida ficam gravadas nas músicas. Por exemplo, o hit Run the World (Girls) traz uma mensagem de que as mulheres dominam o planeta.

“Eu quero construir uma comunidade onde mulheres de todas as raças possam se comunicar e compartilhar segredos, para que possamos continuar a apoiar e cuidar umas das outras”, ressaltou a artista à Harper’s Bazaar. Referência de empoderamento feminino, Beyoncé aprendeu as primeiras noções da temática no local de trabalho da mãe: “Observei minha mãe nutrir e curar aquelas mulheres no salão, não apenas fazendo com que elas pareçam e se sintam bonitas, mas também conversando com elas, ouvindo-as e se conectando.”

Apesar de definir-se como introvertida, Beyoncé deixa transparecer que está longe de qualquer timidez quando sobe ao palco. Na avaliação dela, encarnar uma mulher forte nas apresentações funciona como uma dose extra de confiança. Criar a imagem de uma rainha em shows e clipes não ocorre por acaso. Ela busca encorajar meninas, jovens e adultas a sonharem em chegar onde desejam por meio dos conteúdos produzidos: “Quero dar às mulheres um espaço para sentir sua própria força e contar suas histórias. Isso é poder.”

Sanidade e ouvir o corpo

Na recente entrevista, a artista explicou o motivo de manter longe dos holofotes cada passo da vida pessoal e familiar. Beyoncé é considerada uma das famosas mais reservadas. “Ao longo da carreira, tenho sido intencional em estabelecer limites. […] Lutei para proteger minha sanidade e privacidade porque a qualidade da minha vida dependia disso”, garantiu. Ao completar 39 anos, ela viajou para a Croácia com os filhos, alguns parentes e o marido, Jay-Z. A excursão comemorativa só estampou as manchetes dias depois.

Beyoncé e Tina Knowles
Beyoncé e a mãe, Tina Knowles

“Saúde mental também é autocuidado”, alegou. Nem sempre Queen B se viu como uma prioridade. Atualmente, ela luta contra a insônia devido às turnês, o desgaste dos músculos por dançar de salto, e o estresse da pele e do cabelo, em razão do uso excessivo dos produtos químicos. No passado, a intérprete de Single Ladies gastava bastante tempo com dietas e treinos mirabolantes a fim de manter o corpo perfeito.

À procura de experiências positivas, a cantora passou a usar o canabidiol, substância derivada da maconha. O ativo a ajudou a combater o estresse. “Minha saúde, a maneira como me sinto quando acordo de manhã, a paz de espírito, o número de vezes que sorrio, com o que estou alimentando a mente e o corpo — essas são as atividades em que tenho me concentrado. É um processo mudar hábitos e deixar de lado o caos por toda parte”, enfatizou Bey.

Beyoncé
Viva a rainha Beyoncé

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?