metropoles.com

BBC pede desculpas por polêmica entrevista feita com a princesa Diana

Na conversa, a princesa Diana revelou detalhes da vida real e deixou o mundo escandalizado ao dizer que vivia um “casamento de três pessoas”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antony Jones/ Jeff Spicer /Getty Images
Foto colorida. Montagem com fotos da princesa Diana e de Martin Bashir
1 de 1 Foto colorida. Montagem com fotos da princesa Diana e de Martin Bashir - Foto: Antony Jones/ Jeff Spicer /Getty Images

Em 1995, a princesa Diana concedeu a famosa entrevista ao jornalista Martin Bashir, profissional da BBC. Na conversa, Lady Di revelou detalhes da vida real e deixou o mundo escandalizado ao dizer que vivia um “casamento de três” — no caso, ela, o príncipe Charles e Camilla Parker. Para conseguir a conversa, ele colocou em ação um plano mentiroso que envolveu Patrick Jephson, um então funcionário da mãe dos príncipes William e Harry. Com medo, ela acreditou nas ameaças e optou por colocar a boca no trombone.

Nesta quinta-feira (17/3), a BBC divulgou um comunicado em que pediu perdão ao ex-secretário da princesa Diana após a abertura de um inquérito para descobrir se Lady Di foi ou não ameaçada e enganada para conceder a entrevista. “A BBC pede desculpas sem reservas ao comandante Jephson pelos danos causados a ele e pagou seus custos legais. A BBC também pagou ao comandante Jephson uma quantia substancial em danos, que ele pretende doar integralmente a instituições de caridade britânicas indicadas por ele”, contou.

6 imagens
Clique do enlace de Charles e Diana
Princesa Diana com os filhos, os príncipes Harry e William
Charles e Diana com os filhos, os príncipes William e Harry, em 1986
Em julho, Diana completaria 60 anos. Ela com os filhos William e Harry
Diana morreu em um acidente de carro em 1997
1 de 6

Lady Di entrou para a família real após se casar com o príncipe Charles

David Levenson/Getty Images
2 de 6

Clique do enlace de Charles e Diana

Anwar Hussein/WireImage/Getty Images
3 de 6

Princesa Diana com os filhos, os príncipes Harry e William

Tim Graham Photo Library via Getty Images
4 de 6

Charles e Diana com os filhos, os príncipes William e Harry, em 1986

Tim Graham Photo Library via Getty Images
5 de 6

Em julho, Diana completaria 60 anos. Ela com os filhos William e Harry

Foto: Reprodução
6 de 6

Diana morreu em um acidente de carro em 1997

Jayne Fincher/Getty Images

Conduzido pelo ex-juiz Lord Dyson, o relatório independente sobre o inquérito da entrevista comprovou que o jornalista pediu a um artista gráfico, que trabalhava para a BBC, para criar extratos bancários falsos. As informações são do jornal The Guardian. Os documentos inverídicos eram no nome de Jephson e davam a entender que ele havia recebido dinheiro da emissora para vender detalhes da vida de Diana. O ex-secretário trabalhava para o irmão da princesa Earl Spencer.

Afinal, o que a princesa Diana falou de tão polêmico na entrevista de 1995? 

Ao assistirem a entrevista no canal de tevê, amigos próximos e parentes da princesa questionaram como Bashir teve acesso à integrante da dinastia Windsor. O jornalista mostrou os extratos bancários falsos para Diana a fim de ganhar a confiança dela e disse que o funcionário vendia informações para a mídia. O profissional armou até para Earl persuadir a irmã a comparecer no programa da BBC.

Diana em entrevista polêmica para a a BBC
Diana em entrevista polêmica para a a BBC

Embora tenha garantido que Diana não levou em consideração os documentos inverídicos na hora de decidir conceder a entrevista, uma amiga da princesa afirmou o oposto. Segundo Simone Simmons, o jornalista “envenenou” Lady Di a ponto de dizer que os telefones dela estavam grampeados e que a equipe vazava informações para a imprensa. A mãe dos príncipes William e Harry despediu Patrick Jephson com base nas acusações.

Em nota, Jephson compartilhou se sentir livre da injustiça que carregou por tantos anos. “Depois de mais de 25 anos, é um alívio finalmente chegar a uma conclusão desse episódio doloroso”, iniciou na mensagem. “Sou grato a Lord Dyson e aos jornalistas cuja tenacidade trouxe a verdade à tona, e agora estou ansioso para doar o dinheiro que recebi a Ty Hafan, instituição para crianças no País de Gales, em memória da falecida Diana, princesa de Gales”, finalizou.

Martin Bashir
Martin Bashir armou para a princesa Diana, segundo afirma Simone Simmons

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?