Autoridades brindam reabertura da Casa de Chá, idealizada por Niemeyer
Nessa quarta-feira (26/6), a Praça dos Três Poderes foi palco da reinauguração da Casa de Chá, projetada por Niemeyer nos anos 60
atualizado
Compartilhar notícia
Na tarde dessa quarta-feira (26/6), a Praça dos Três Poderes foi palco da reinauguração da Casa de Chá, idealizada pelo arquiteto Oscar Niemeyer na década de 1960. O coquetel reuniu diversas autoridades para conferir um feito histórico que resgata o charme de um dos pontos mais icônicos da capital federal.
O projeto Casa de Chá foi realizado pelo SENAC, em parceria com o Governo do Distrito Federal. Apesar do resgate da história da capital, o plano de Oscar Niemeyer sofreu algumas adaptações, com o objetivo de garantir mais do que a movimentação do comércio como também oportunizar a formação de novos profissionais da gastronomia e do turismo. O espaço vai funcionar como um centro profissionalizante e, agora, passa a ser chamado de Café-escola Senac Casa de Chá.
Coquetel de inauguração
O coquetel foi elaborado próximo da escadaria que dá acesso ao restaurante, que está localizado no subsolo da Praça dos Três Poderes. Durante o debute, os presentes puderam desfrutar de diversos quitutes e confraternizar a realização de um projeto que ficou parado durante seis décadas.
Antes de descerem para conhecer a nova rota de turismo da capital, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, ressaltou a importância da inauguração do espaço e revelou, ainda, que não acreditava ser possível que o Café-escola Senac Casa de Chá fosse realizado no prazo estimado.
“Quando estive aqui no lançamento, na assinatura do nosso convênio de parceria, eu duvidei que fosse entregue em 70 dias. Apesar disso, com o compromisso do Sistema S, nós estamos aí fazendo entrega para a população do Brasil e do mundo que visita a nossa capital. Essa casa de chá representa muito para a cidade, representa um sonho do nosso querido arquiteto Oscar Niemeyer de ver isso aqui funcionando com pessoas, com o turismo”, celebra.
Discursos marcantes
O presidente da Fecomércio do Distrito Federal, José Aparecido Freire, também subiu à tribuna para falar sobre a honra de revitalizar e reinaugurar um lugar que foi projetado junto com a capital da República.
“O Café-escola Senac Casa de Chá vem para estimular o turismo cívico e arquitetônico da capital, além de encher de alegria as pessoas que vão frequentar esse espaço moderno, aconchegante, que privilegia os produtos da cultura local. A entrega de hoje é também um presente para Brasília. Representa a valorização da sua história, associada a um olhar para o futuro da nossa capital. E este futuro passa pelo desenvolvimento do setor de comércio, de bens, serviços e, sobretudo, do turismo”, reflete.
O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, fez questão de destacar os detalhes que foram propostos para a inauguração do restaurante restaurado. “A originalidade está em cada detalhe do Café-escola Senac Casa de Chá. Está nas peças do novo mobiliário, projetado por designers brasilienses, e nas poltronas de época de Jean Gillon, ícone do modernismo brasileiro. Além disso, também está no paisagismo e nas peças de cerâmica, que inclui uma rica variedade de xícaras e pratos artesanais”, revela.
Casa de Chá
O espaço comporta 40 a 45 pessoas e tem como objetivo oferecer uma experiência cultural e gastronômica autêntica para os brasilienses e visitantes. O cardápio, idealizado pelo chefe Gil Guimarães, homenageia os sabores do Cerrado, como também se inspira na conexão de Brasília com a terra natal do ex-presidente Juscelino Kubitschek, Minas Gerais. Um dos destaques do menu é o exclusivo pão de queijo com requeijão e creme de pequi.
O restaurante vai garantir delícias de café da manhã, de lanche da tarde e de happy hour e estará aberto ao público a partir de sábado (29/6). Os dias de funcionamento da Café-escola Senac Casa de Chá são limitados, estando aberto apenas de quarta a domingo, das 10h às 19h.
Confira quem esteve presente na inauguração, pelo olhar de Luh Fiuza
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.