Atriz Judi Dench critica The Crown: “Sensacionalismo bruto”
A famosa pediu que um aviso seja adicionado à atração para deixar claro que a série não é inteiramente verdadeira
atualizado
Compartilhar notícia
A atriz britânica Judi Dench, de 87 anos, revelou ao The Times, nesta quinta-feira (20/10), que a Netflix “parece disposta a borrar as linhas entre precisão histórica e sensacionalismo bruto”, no que diz respeito à série The Crown. A vencedora de Oscar pediu que um aviso seja adicionado à atração para deixar claro que o seriado não é inteiramente verdadeiro.
Produzida pela gigante do streaming, a série é uma pedra no sapato da realeza britânica. Os episódios se desenvolvem diante dos maiores dramas vivenciados pela rainha Elizabeth II ao longo de seu reinado, iniciado em 1952. Conforme revelaram fontes, a dinastia Windsor não é fã do seriado premiado e está em pé de guerra com o enredo da próxima temporada.
Judi Dench afirmou que “um número significativo de espectadores” pode considerar os eventos narrados na trama como verdade histórica. Já o serviço de streaming defendeu que a exibição “sempre foi apresentada como um drama baseado em eventos históricos”.
As declarações da famosa ocorrem em meio às preocupações do ex-primeiro-ministro britânico John Major sobre o conteúdo da quinta temporada da série, que retratará a família real na década de 1990. Ele disse que uma cena que inclui uma conversa entre ele e Charles sobre a abdicação da rainha foi “um barril de bobagens maliciosas”.
O trailer da nova temporada de The Crown foi lançado nesta quinta-feira (20/10). As imagens antecipam que a história se concentrará fortemente em Diana, princesa de Gales, enquanto ela e o então príncipe Charles se preparam para o divórcio.
Ver essa foto no Instagram
A série também aborda uma recriação da entrevista de 1995 da princesa Diana com Martin Bashir. O trailer mostra Lady Di, interpretada por Elizabeth Debicki, dizendo a Bashir, interpretada por Prasanna Puwanarajah: “Não irei em silêncio, batalharei até o fim”. No entanto, na realidade, ela não disse isso na entrevista.
Em sua carta ao The Times, Judi escreveu que John Major “não está sozinho em suas preocupações de que a última série de The Crown apresentará um relato impreciso e doloroso da história”.
“De fato, quanto mais próximo o drama se aproxima de nossos tempos atuais, mais livremente ele parece disposto a borrar as linhas entre precisão histórica e sensacionalismo grosseiro”, opinou a estrela de cinema.
A atriz britânica também falou que as sugestões que devem ser feitas na nova temporada são “cruelmente injustas para os indivíduos e prejudiciais à instituição que representam”, especialmente após a morte da rainha. “Ninguém acredita mais na liberdade artística do que eu, mas isso não pode ser contestado”, defendeu.
“Chegou a hora de a Netflix reconsiderar — pelo bem de uma família e de uma nação tão recentemente enlutada —, como uma marca de respeito a uma soberana que serviu seu povo com tanta responsabilidade por 70 anos e para preservar sua reputação aos olhos de seus assinantes britânicos”
Judi Dench, atriz
Judi Dench interpretou a rainha Victoria no drama histórico de 2017 Victoria & Abdul e em Mrs Brown, de 1997. A atriz é próxima do rei Charles e da rainha consorte.
A quinta temporada de The Crown será lançada em 9 de novembro.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.