Ator Edoardo Pesce abre a Festa do Cinema Italiano em Brasília
Premiado artista concedeu uma entrevista exclusiva ao Metrópoles durante sua visita à capital para o lançamento da Festa do Cinema Italiano
atualizado
Compartilhar notícia
O ator Edoardo Pesce esteve em Brasília na última terça-feira, (31/7) a convite da embaixada da Itália, para participar do lançamento oficial da 8 ½ Festa do Cinema Italiano. O artista romano encontrou com o Metrópoles na residência oficial de seu país para um bate-papo sobre os dois filmes que estrela: Dogman, de Matteo Garrone, e Fortunata, de Sergio Castellitto.
Em sua primeira visita ao Brasil, Edoardo – que já marcou presença por três vezes no Festival de Cannes – se disse muito feliz de poder viajar para divulgar os filmes nos quais atua. O carismático ator tinha acabado de descer do avião quando nos contou um pouco sobre sua experiência. E, como também é músico, deu uma palhinha cantando Leãozinho, de Caetano Veloso.
Mais tarde foi realizado o coquetel de lançamento do festival na praça central do shopping CasaPark. Compareceram ao evento o embaixador italiano Antonio Bernardini, acompanhado da esposa Ornella; os produtores da mostra, Stefano Savio e Tommaso Mottironi; Edoardo Pesce e também o diretor do Cine Brasília, cineasta e crítico, Sergio Moriconi.
Após as boas-vindas do embaixador da Itália, o público teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o festival por meio do diretor Stefano Savio. Em seguida, Pesce foi entrevistado por Sérgio Moriconi. Após o coquetel, todos seguiram para o Espaço Itaú de Cinema, onde o filme Dogman foi exibido.A obra venceu o prêmio Palma de Ouro em Cannes, na França, pela magnífica interpretação de Marcello Fonte. Dogman é baseado em uma das páginas das crônicas mais sangrentas do recente passado italiano, conseguindo se tornar um inquietante retrato sobre a Itália dos dias de hoje, onde não existe a solidariedade e a lei vigente é a do mais forte.
O festival
A 8 ½ Festa do Cinema Italiano traz mais uma vez para Brasília e para o Brasil uma ampla seleção de filmes da mais recente e premiada produção italiana. Os 11 longas em cartaz serão exibidos simultaneamente em 12 cidades brasileiras até 8 de agosto na língua original e com legenda em português.
A mostra, que há mais de uma década obtém grande aceitação do público nos países de língua portuguesa, é realizada no Brasil pela Associação Il Sorpasso, em colaboração com a Mottironi Editore, apoio institucional da Embaixada da Itália em Brasília, dos Institutos Culturais Italianos de São Paulo e do Rio de Janeiro, da Cinecittà Luce e em associação com a rede dos Consulados Italianos presentes em todas as cidades brasileiras que hospedam o festival.