1 de 1 Brasilia (DF), 03/09/24 Abertura da exposição de Rosana Mokdissi no Museu da Caixa Cultural Fotos: Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia
- Foto: Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia
Nessa terça-feira (3/9), a Caixa Cultural Brasília foi palco da inauguração da exposição da artista plástica Rosana Mokdissi, com curadoria de Agnaldo Farias. Nomeada Rosana Mokdissi – O gesto como ponto de partida, a mostra reúne 34 obras produzidas pela artista entre 2020 e 2023.
As peças criadas por Rosana Mokdissi investigam o gestual da pintura e a sua materialização sobre a tela. Além disso, é possível notar as diferenças entre os trabalhos produzidos em 2020 e 2021 – quando o mundo enfrentava o auge da pandemia da Covid-19 – e em 2022 e 2023, quando o fim do isolamento social já havia sido decretado.
As primeiras obras da mostra foram definidas pelo curador, Agnaldo Farias, como “explosões controladas”, que têm muito branco, preto e tonalidades de cinza. Depois, a artista trabalha com tinta em spray aerossol, que é mais sugestiva e, por fim, Rosana Mokdissi desenvolve trabalhos coloridos.
“Esses são trabalhos mais recentes, feitos a partir da pandemia. Então, num primeiro momento, eles são mais recolhidos, são trabalhos muito dramáticos também, e há uma longa meditação sobre o silêncio, sobre gestos, sobre ação”, define Agnaldo Farias.
4 imagens
1 de 4
Rosana Mokdissi - O gesto como ponto de partida
Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia
2 de 4
Obras da exposição
Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia
3 de 4
Detalhes das peças
Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia
4 de 4
As obras estão expostas na Caixa Cultural Brasília
Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia
A mostra gratuita fica em cartaz na Galeria Vitrine durante um mês, com encerramento no dia 3 de novembro. A visitação ocorre de terça a domingo, das 9h às 21h.