Artista Marina Saback convida para exposição solo Modos de Mergulho
Marina Saback celebrou sua primeira exposição solo na última sexta-feira (5/4), no Espaço Cultural Renato Russo, na Asa Sul
atualizado
Compartilhar notícia
Marina Saback celebrou sua primeira exposição solo na última sexta-feira (5/4), no Espaço Cultural Renato Russo, na Asa Sul. Batizada de Modos de Mergulho: Livre, Autônomo e Profundo, a mostra foi lançada durante um evento para convidados seletos.
Aberto à visitação até 18 de maio, o projeto de Saback é composto por 26 telas de seis séries que mesclam cores e movimento em artes abstratas. Seus trabalhos apresentam reflexões feitas por ela sobre a vida e fazem referências a elementos naturais que a inspiram.
Nascida e criada em Brasília, a artista conta que muitas das obras expostas são inspiradas no céu e no mar. “O céu sempre é de Brasília. E o mar é muito ligado principalmente ao Rio de Janeiro, pois grande parte da minha família é de lá e é onde eu me conecto muito”, afirma.
Ela acrescenta que os QR Codes presentes nas paredes permite que cada visitante conheça suas reflexões, incluindo suas obras, textos e pensamentos.
Marina complementou suas obras em tinta utilizando acrílico, tecido e miçangas a fim de criar efeitos visuais que a ajudassem a passar a mensagem almejada com cada uma delas.
“A maioria das pessoas me traz sempre exatamente o que eu tento passar, que é algo suave, simples, que traz calma. O que eu quero é proporcionar esse momento de reflexão, que a obra consiga transmitir paz. Porque ela veio pra mim como um instrumento de me trazer paz interna”
Marina Saback, artista plástica
No que diz respeito ao tema da mostra, a autora explica que existem três modos de mergulho: o livre, o autônomo e o profundo. “Mas eu fiz um trocadilho com o meu modo de mergulho, que foi livre, que foi autônomo e que foi profundo. Porque foi me conectando com isso tudo”, reflete.
A artista plástica não deixou de fora o apreço por Brasília, sua cidade natal. Segundo ela, inaugurar a exposição no mês em que a cidade completa novo ano, é um marco em sua vida. “Eu tive esse gancho de a minha exposição ser exatamente no aniversário de Brasília. Então pensei: ‘não posso deixar passar. Realmente, tenho que utilizar essas fotos’. E, aí, eu coloquei”, fala.
Em algumas obras, Saback trabalhou com folhas de ouro e de prata. “Eu acho que deu um toque a mais na foto”, acrescentou.
Cunho social
Marina Saback foi além da ideia de produzir e expor obras de arte, mas desenvolveu, também, o projeto Mar Saback, que ajuda causas sociais no DF. “Além da pintura, eu sou consultora de relações governamentais e política social. Então fazia mais sentido me dedicar a algo que fosse com algum propósito”, ressalta.
A artista dedica parte da renda arrecadada pela vendas das peças à ONG Agentes da Alegria. “Para esta exposição de arte, nós vamos ajudar o projeto em três áreas, uma de animais, uma de mulheres e outro de idosos”, compartilha.
À coluna, Saback garante que a exposição é para todas as idades. “Principalmente para as crianças, que precisam estar imersas nesse mundo criativo. Espero que elas brinquem muito com as luzes as as obras dinâmicas”, diz.
O evento de abertura do projeto teve mailing assinado por Hendy Miranda.
Veja os cliques de Wey Alves:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.