Artista Leila Danziger lança exposição Navio de Emigrantes em Brasília
A mostra faz uma homenagem ao pintor e gravurista judeu Lasar Segall em duas grandes séries intituladas Navio de emigrantes e Mediterrâneo
atualizado
Compartilhar notícia
A artista plástica, professora e pesquisadora Leila Danziger veio a Brasília nessa terça-feira (30/10) para lançar a exposição Navio de Emigrantes, na Caixa Cultural. A mostra proporciona uma reflexão sobre refugiados, migrações e exílios em narrativas construídas com documentos encontrados no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e na internet, em um diálogo que homenageia o pintor e gravurista judeu Lasar Segall.
A exposição, com curadoria de Raphael Fonseca e produção de Anderson Eleotério, reúne duas grandes séries intituladas Navio de Emigrantes e Mediterrâneo. A que dá nome à mostra apresenta listas de passageiros de quatro navios que chegaram no porto do Rio de Janeiro, entre 1935 e 1939, e tem como ponto de partida memórias da família da artista, pois o pai e avós de Leila escaparam da Alemanha nazista a bordo do navio Aurigny, no primeiro ano abordado por ela.
Mediterrâneo faz um recorte moderno da crise dos refugiados que tentaram fugir do Oriente Médio e da África, atravessando o Mar Mediterrâneo nos últimos anos. Leila buscou a qualidade das imagens representando a beira da ruína, da destruição e do apagamento.
“Não me interessa a representação dessas catástrofes, mas tentar que a própria imagem contenha em si mesma esse desastre”, explicou a artista.
Navio de Emigrantes fica em cartaz até 23 de dezembro, de terça a domingo, sempre das 9h às 21h.
Confira os cliques: