Arrependida? Rainha Margrethe se desculpa por retirar título dos netos
Em comunicado, a monarca da Dinamarca disse que as reações dos últimos dias a afeta e que ela sente muito
atualizado
Compartilhar notícia
A rainha da Dinamarca pediu desculpas por retirar títulos de príncipe e princesa dos quatro netos, filhos de Joachim. No entanto, ela não voltou atrás da decisão, anunciada na última semana.
Em comunicado, Margrethe disse que as reações dos últimos dias a afeta e que sente muito por isso, mas que os ajustes foram necessários para que os jovens reais tenham uma vida “normal”, seguindo a decisão de outras famílias reais de reduzir a quantidade de membros.
“Minha decisão demorou muito. Com meus 50 anos no trono, é natural tanto olhar para trás quanto para frente. É meu dever e meu desejo como rainha garantir que a monarquia sempre se molde de acordo com os tempos. Às vezes, isso significa que decisões difíceis devem ser tomadas e sempre será difícil encontrar o momento certo. Ter um título real envolve uma série de compromissos e deveres que, no futuro, caberão a menos membros da família real”, falou.
Repercussão
Alexandra, condessa de Frederiksborg — ex-mulher do príncipe Joachim e mãe do príncipe Nikolai e do príncipe Felix —, reagiu a notícia e disse estar em choque, segundo a People. “Estamos todos confusos e tristes com a decisão. Isso vem como um raio, do nada. As crianças se sentem excluídas. Elas não conseguem entender o porquê das suas identidade estarem sendo tiradas”, lamentou, em comunicado.
Joachim, o filho mais novo da monarca, alegou “estar chocado” com tudo. “Estamos todos muito tristes. Nunca é divertido ver seus filhos sendo maltratados assim. Eles próprios se encontram em uma situação que não entendem”, avaliou o príncipe, de acordo com a Hello Magazine.
A princesa Mary, esposa de Frederik, herdeiro do trono dinamarquês, falou recentemente sobre a situação e posicionou-se a favor da rainha. “Posso entender que é uma decisão difícil de tomar e de receber. A mudança pode ser difícil e pode realmente doer. Isso não significa que não seja o certo”, refletiu.
Marie, por sua vez, deixou claro que concorda plenamente com a posição do marido Joachim e se pronunciou sobre o transtorno que causou à sua família. “Eles vêm e dizem (para Athena): ‘É você que não é mais uma princesa?’. As crianças foram expostas publicamente em muito pouco tempo. Isso significa que nós, como pais, não tivemos tempo de prepará-los para a mudança e as reações das pessoas”, disse a alteza ao jornal dinamarquês BT.
Segundo o portal Town&Country, a partir do dia 23 de janeiro de 2023, apenas os filhos do herdeiro Frederik manterão os títulos de príncipe e princesa.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram