Arquiteto de fama internacional, Sig Bergamin lança livro Maximalism
Ele veio a Brasília para uma tarde de autógrafos somente para convidados na loja Casual, do CasaPark
atualizado
Compartilhar notícia
Sig Bergamin é um maestro do maximalismo, estilo que vai na contramão do minimalismo. Nessa quarta-feira (12/06/2019), o arquiteto e designer de interiores brasileiro esteve em Brasília a convite da loja Casual Móveis, no CasaPark, para o lançamento do livro Maximalism, quinto de sua carreira e o primeiro internacional, publicado em inglês pela editora francesa Assouline.
O evento foi promovido pela relações-públicas Claudia Salomão, que convidou 80 amigos para conhecerem Sig em uma tarde de autógrafos. O arquiteto estava muito à vontade, na companhia do marido, Murilo Lomas.
“Eu acho que Brasília é um jardim de esculturas”, descreveu Bergamin, que cultiva amizades na capital.
A publicação apresenta 18 projetos de Sig com ambientes que trazem cores fortes nas paredes, nos móveis e nos objetos de decoração superdimensionados, além de tapeçaria e quadros, marcas do arquiteto. Diferentes texturas e estilos compõem as 340 páginas do exemplar, que pesa nada menos do que seis quilos.
Além dos projetos, o livro conta com prefácio assinado por Vik Muniz e depoimentos de amigos e fãs do trabalho do brasileiro, como: o empresário Giancarlo Giammetti, cofundador da Valentino; o estilista Domenico Dolce; a duquesa espanhola Naty Abascal; o príncipe Dimitri da Iugoslávia; Pierre Frey, da famosa marca de tecidos e papéis de parede; e a artista plástica Beatriz Milhazes.
O livro por si só é um objeto decorativo. A capa foi produzida com seda chinesa, os exemplares foram impressos na Itália e encadernados na China. Maximalism está em sua segunda edição, com mais de 6 mil cópias vendidas desde dezembro de 2018. Antes de Brasília, ele foi lançado em Miami, Nova York e nas lojas da Casual de São Paulo e Belo Horizonte, parceiras de Bergamin. Em seguida, ele será lançado em Londres.
“Todo mundo gosta do Sig porque ele é diferente, um arquiteto renomado. Ele é um grande parceiro da Casual”, disse Edmond Yedid, gerente da loja. “O dono da Casual é muito meu amigo e tem as marcas de móveis contemporâneos que eu mais gosto. Todas as italianas estão lá”, ressaltou Bergamin.
Apesar do forte apelo ao maximalismo, Sig não descarta fazer uma casa seguindo o estilo minimalista, oposto ao trabalho que desenvolve hoje. “Eu também adoro o minimalismo, só que eu tenho tanta coisa pra colocar nas casas, e os clientes têm tanto, que acumula. Se eu fosse proprietário de sete casas, a minha oitava seria minimalista”, revelou.
Confira os cliques:
Bufê | Marietta
Bar | Mosquito Drinks
Música | DJ Thiago May
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.