Arquiteto Arthur Casas lança livro em Brasília com noite de autógrafos
Casas, um dos profissionais de arquitetura mais premiados do Brasil, aproveitou a visita para um bate-papo sobre sua trajetória e projetos
atualizado
Compartilhar notícia
O famoso arquiteto paulista Arthur Casas veio a Brasília para uma noite de autógrafos e bate-papo. Arthur é um profissional completo, que desenha objetos, móveis e projetos arquitetônicos. Nessa terça-feira (9/10), a arquiteta Denise Zuba organizou um coquetel na Quadra Interior, no Lago Sul, onde Casas falou sobre sua trajetória, deu dicas e assinou seu novo livro, Studio Arthur Casas.
Em bate-papo animado mediado por Clarissa Schneider, Casas falou a uma plateia de cerca de 100 pessoas. Arquitetos, decoradores, designers e admiradores compareceram em peso para ouvir o que o arquiteto tinha para falar, e todos se encantaram com o humor e conhecimento do paulista.
“Sempre me perguntam o que eu mais gosto de fazer, se é design, decoração ou arquitetura. Eu acredito muito nesse conceito da coisa como um todo. Tem uma palavra em alemão, Gesamtkunstwerk (obra de arte total), criada pelo compositor Richard Wagner, que falava da arte, arquitetura, música como um só elemento”, contou Casas.
O arquiteto recordou o início da carreira, quando ele tinha num mesmo lugar escritório, fábrica e loja. “Era uma loucura! Fazíamos toda a cadeia de produção: a gente desenhava, produzia e vendia o móvel e ainda criava o projeto arquitetônico da casa”, lembrou.
Aos arquitetos de hoje, ele aconselhou: “Dar a cara a tapa e fazer seu próprio design, com seu DNA, é algo único”. Deu exemplos como Frank Lloyd Wright e Charles Eames, entre outros.
Uma série de slides com imagens das peças de Casas foi apresentada, familiarizando os presentes com a linha de criação do Studio Arthur Casas, escritório que conta com equipe de 40 pessoas e sede em Nova York.
Curiosamente, Casas não tem nenhum projeto feito na capital federal. O arquiteto, cheio de bom humor, contou que alguns brasilienses chegaram a pedir um orçamento ao estúdio, porém nenhum foi concluído. Espero que, depois de sua visita, alguém se anime a ter a primeira casa assinada por um dos maiores arquitetos brasileiros. Aos interessados, ele desenvolve projetos de casas a partir de R$ 300 mil.
Confira os cliques:
Felipe Zuba