Aromaterapia para toda família: conheça os benefícios para as crianças
Os óleos essenciais podem equilibrar as emoções e proporcionar uma boa noite de sono para os pequenos. Pais devem ficar atentos à dosagem
atualizado
Compartilhar notícia
A aromaterapia é uma técnica natural de tratamento do bem-estar e das emoções que utiliza óleos essenciais com propriedades medicinais das plantas e outros elementos da natureza, e que podem ser usados por toda a família.
A inclusão do método no dia a dia das crianças oferece diversos benefícios e contribui com o desenvolvimento delas. Mas atenção! Os óleos essenciais são extratos puros e potentes e devem ser usados com cautela porque as crianças são muito mais sensíveis do que os adultos.
Essas substâncias são usados há séculos para as mais variadas demandas relacionadas ao bem-estar e problemas cotidianos de civilizações antigas. Hoje, as fórmulas são indicadas para estimular ou acalmar, melhorar o sono, o foco, proporcionar sentimentos de tranquilidade, equilibrar as emoções, reduzir a ansiedade, a agitação e a tensão, por exemplo.
Eles são usados em todo o corpo. A área de aplicação dependerá do objetivo esperado, podendo ser passado na nuca, pescoço, peito, planta dos pés, têmporas, ombros, dorso e punhos das mãos, pernas cansadas e nas costas, como sugerem os especialistas da doTERRA. A empresa acaba de lançar no Brasil o Kit Kids, com seis mixes de óleos essenciais, um para cada finalidade.
Cuidados
Assim como com qualquer produto para uso corporal ou indicado para ingestão, é necessários seguir algumas recomendações de segurança para o uso e diretrizes quanto a dosagem, diluição, aplicação e armazenamento corretos dos óleos essenciais.
As regras de uso são diferentes para adultos e crianças porque elas são muito mais sensíveis e ainda estão em desenvolvimento. Por isso, a dosagem indicada para os pequenos deve ser muito menor, podendo ser diluída. Uma pequena quantidade será suficiente para que eles ofereçam resultado.
O uso deles deve ser feito sempre com a supervisão de um adultos. Evite regiões sensíveis (olhos, pele ao redor dos olhos, nariz, ouvido e feridas) durante a aplicação, bem como a exposição à luz solar depois dela – principalmente com óleos cítricos.
Consulte o pediatra de seu filho antes de usar os óleos essenciais e guarde os francos em um local seguro e fora do alcance das crianças. Outro ponto importante é ter conhecimento da origem do produto, escolhendo óleos testados e liberado para uso antes de utilizá-lo na família.
Ver essa foto no Instagram
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.