Archie e Lilibet perdem chances de ganhar títulos após ultimato do rei
Charles não concederá títulos de príncipe e princesa aos netos Archie e Lilibet, filhos dos duques de Sussex, na opinião de experts reais
atualizado
Compartilhar notícia
O veredito do rei Charles III de expulsar o caçula, o príncipe Harry, e a nora Meghan Markle de Frogmore Cottage, propriedade situada dentro do Castelo de Windsor, deverá vir com outro ultimato. É o que especula o especialista real Richard Fitzwilliams, em entrevista ao portal britânico Express. Na avaliação do comentarista, o monarca do Reino Unido não concederá títulos reais aos netos Archie e Lilibet Diana, filhos dos duques de Sussex.
Nessa quarta-feira (1º/3), o autor de livros sobre a realeza Omid Scobie revelou que Charles deu ordem de despejo para Harry e Meghan. O soberano pediu que o casal retirasse os pertences da luxuosa mansão real. Vale lembrar que a família Sussex não mora na residência desde março de 2020 e, depois desse período, a ocupou apenas durante as poucas viagens à Inglaterra. O casal e os dois filhos vivem nos Estados Unidos após a abdicação dos deveres na monarquia.
Quando Charles ascendeu ao comando do trono britânico, em setembro do ano passado, os seus netos Archie, de 3 anos, e Lilibet, com 1, deveriam ganhar o status de príncipe e princesa. Entretanto, o rei teria de fazer a concessão com um anúncio, o que até agora não aconteceu. No ponto de vista de Fitzwilliams, isso é “altamente improvável” de ocorrer. “Os filhos de Harry e Meghan, Archie e Lili, dificilmente receberão os títulos”, garantiu.
De acordo com o especialista, as crianças desfrutarem dos títulos “não é necessariamente automático e a decisão cabe ao rei”. No site oficial do Palácio de Buckingham, o primogênito do casal é listado como “Mestre Archie Mountbatten-Windsor”, enquanto a caçula aparece como “Senhorita Lilibet Diana Moutbatten-Windsor”. O menino ocupa a sexta posição na linha de sucessão ao trono. A garota vem logo em seguida.
Dias após Charles se tornar rei, a expert real Katie Nicholl destacou que o monarca esperava o lançamento da autobiografia de Harry para decidir se concederia as nobres denominações aos netos. “Charles iria tão longe a ponto de impedir Archie e Lilibet de se tornarem um príncipe e uma princesa? De acordo com uma fonte próxima ao rei, depende muito do que vai acontecer nos próximos meses, principalmente com o livro de Harry”, salientou.
Conforme a tese de Nicholl e a especulação da imprensa, Charles considerou o livro de memórias do duque de Sussex a gota d’água. Na obra, o príncipe faz revelações bombásticas a respeito do pai e de outros parentes. Ele compartilha, por exemplo, que o irmão, o príncipe William, o agrediu. Também dá detalhes do relacionamento conturbado com a madrasta, a rainha consorte Camilla Parker Bowles.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.