metropoles.com

Aqui estão cinco alimentos incríveis com mais proteína do que um ovo

Existem outros alimentos saudáveis, incluindo vegetais, além do ovo, tão incríveis quanto no que diz respeito ao conteúdo proteico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Mesa repleta de alimentos proteicos e saudáveis
1 de 1 Mesa repleta de alimentos proteicos e saudáveis - Foto: Getty Images

O consumo de proteínas é fundamental para a nutrição humana, sem contar que esses macronutrientes colaboram com o desenvolvimento de músculos e, ainda, com o emagrecimento.

Conforme a nutricionista Thaiz Brito informou à coluna anteriormente, os estudos mostram que a ingestão de proteínas deve ser feita em todas as refeições do dia. “Consumir refeições hiperproteicas é uma forma de melhorar a sensação de saciedade e ainda manter o metabolismo acelerado”, pontua Thaiz.

Para indivíduos ativos, a literatura ressalta uma quantidade entre 1,8 e 2,2 gramas de proteína por quilo de peso. Logo, uma pessoa de 60 quilos teria que consumir entre 108 e 132 gramas de proteína por dia, fracionadas entre quatro e cinco refeições para objetivos de melhora da massa muscular, destacou a especialista.

O ovo, por exemplo, é uma fonte completa desse macronutriente, com aproximadamente 6,5 gramas em sua composição. Mas a verdade é que existem outros alimentos saudáveis, incluindo os de origem vegetal, tão incríveis quanto no que diz respeito ao conteúdo proteico.

Cesta com ovos escuros - Metrópoles
O ovo é uma fonte completa de proteína

Confira, a seguir, cinco opções com mais proteínas que um ovo para potencializar a saúde ao longo do dia, de acordo com publicação do portal EatingWell:

1 – Iogurte grego: 23 gramas de proteína em uma xícara

O iogurte grego é mais rico em proteínas do que o iogurte normal, além de conter probióticos, visto que é obtido por meio da fermentação do leite. Os probióticos ajudam a digerir parte da lactose (açúcar do leite), o que é ótimo para quem é intolerante a essa substância. Que tal incorporá-lo em seu café-da-manhã?

2 – Macarrão de grão-de-bico: 14 gramas de proteína em 57 gramas do alimento

O macarrão de grão-de-bico não tem o mesmo sabor que as massas convencionais feitas com trigo, mas vale a pena experimentar essa alternativa com um molho bem gostoso para dar um toque extra à receita. Em 57 gramas do alimento, é possível encontrar 14 gramas de proteína.

Vasilha com Grão-de-bico - Metrópoles
Grão-de-bico é uma excelente fonte de proteína

3 – Sementes de abóbora: 9 gramas de proteína em 28 gramas do alimento

As sementes de abóbora são uma fonte excelente de proteínas e podem ser consumidas sozinhas ou adicionadas a outros lanches. O conteúdo nutricional do ingrediente inclui, ainda, zinco e magnésio, ótimos para o sistema imunológico e para a saúde do coração, respectivamente.

4 – Quinoa: 8 gramas de proteína em 1 xícara

A quinoa é um grão integral que fornece 8 gramas de proteína em uma xícara, além de 5 gramas de fibra saudável, tornando-se um alimento vegetal completo em aminoácidos essenciais.

Colher com Quinoa - Metrópoles
Incorpore quinoa à sua rotina alimentar – Metrópoles

5 – Feijão preto: 8 gramas de proteína em meia xícara

O bom e velho feijão nem sempre é lembrado quando se fala em ingredientes repletos de proteínas. No entanto, é possível encontrar 8 gramas do macronutriente em meia xícara da leguminosa, sem contar com as fibras também presentes nela.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?