Aqui está o porquê de deixar o feijão de molho antes de cozinhar
Apesar de ser uma prática comum, isso pode proporcionar benefícios nutricionais à refeição, além de encurtar o tempo de cozimento. Entenda!
atualizado
Compartilhar notícia
Você já deve ter ouvido falar na importância de deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo. Apesar de ser uma prática comum, ela pode proporcionar benefícios nutricionais à refeição, além de encurtar o tempo de cozimento.
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o feijão e o grão de bico, por exemplo, devem ser higienizados e deixados de molho antes de cozinhar. As ervilhas e as lentilhas, entretanto, devido ao pequeno tamanho, normalmente, não requerem imersão.
Afinal, por que deixar o feijão imerso na água antes de cozinhar traz benefícios à saúde?
De acordo com a publicação Health, essa prática ajuda o alimento a absorver água e a cozinhar uniformemente. Além disso, é importante lembrar que a leguminosa contém oligossacarídeos, uma classe de carboidratos que pode ser difícil de digerir pelo corpo. Isso pode causar desconfortos digestivos, como gases, distensão abdominal, dor abdominal e diarreia.
Molhar o feijão, portanto, pode auxiliar na redução desses efeitos colaterais, liberando alguns oligossacarídeos na água.
Outra vantagem desse hábito é a diminuição dos antinutrientes que estão presentes nas leguminosas e que dificultam a absorção de nutrientes. As lectinas, por exemplo, podem causar problemas digestivos se o feijão não for bem cozido. Já o ácido fítico pode se agarrar ao ferro, ao cálcio e ao zinco, tornando-os mais difíceis de serem utilizados pelo corpo.
Por fim, os taninos podem dificultar a digestão de proteínas e a absorção de vitaminas e mineiras pelo corpo.
E não é apenas o fator nutricional que se beneficia com a imersão dos feijões na água antes de serem cozidos. A prática ainda tem o poder de melhorar a textura e a suavidade da leguminosa. Aos que gostam da consistência cremosa do alimento, vale testar em casa!
Como deixar o feijão de molho
Segundo a publicação, existem três métodos principais de imergir o feijão na água. O primeiro deles envolve água quente:
Para cada quilo de feijão cru, adicione 10 xícaras de água quente. Deixe ferver por 2 a 3 minutos. Em seguida, retire do fogo, tampe e reserve por 4 a 24 horas.
Aos mais apressados, também há uma solução. O método de imersão rápida é semelhante ao primeiro, mas compreende em deixar a leguminosa descansar por pelo menos uma hora após ferver e cobrir.
Já a tradicional tática de imersão noturna consiste em adicionar 10 xícaras de água fria a cada quilo de feijão cru e deixá-lo de molho durante a noite ou por no mínimo oito horas.
Depois de encharcado, escorra a água e lave o feijão em água corrente. Cubra o alimento com água na mesma panela e cozinhe-o por 1,5 a 2 horas — ou até ficar macio —, seguindo as instruções da embalagem, de preferência.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.