metropoles.com

Aqui está o porquê de deixar o feijão de molho antes de cozinhar

Apesar de ser uma prática comum, isso pode proporcionar benefícios nutricionais à refeição, além de encurtar o tempo de cozimento. Entenda!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Feijão de molho na água - Metrópoles
1 de 1 Feijão de molho na água - Metrópoles - Foto: Getty Images

Você já deve ter ouvido falar na importância de deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo. Apesar de ser uma prática comum, ela pode proporcionar benefícios nutricionais à refeição, além de encurtar o tempo de cozimento.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o feijão e o grão de bico, por exemplo, devem ser higienizados e deixados de molho antes de cozinhar. As ervilhas e as lentilhas, entretanto, devido ao pequeno tamanho, normalmente, não requerem imersão.

Afinal, por que deixar o feijão imerso na água antes de cozinhar traz benefícios à saúde?

De acordo com a publicação Health, essa prática ajuda o alimento a absorver água e a cozinhar uniformemente. Além disso, é importante lembrar que a leguminosa contém oligossacarídeos, uma classe de carboidratos que pode ser difícil de digerir pelo corpo. Isso pode causar desconfortos digestivos, como gases, distensão abdominal, dor abdominal e diarreia.

Molhar o feijão, portanto, pode auxiliar na redução desses efeitos colaterais, liberando alguns oligossacarídeos na água.

Porção de feijão servida em panela - Metrópoles
Deixar o feijão de molho ajuda a reduzir desconfortos digestivos

Outra vantagem desse hábito é a diminuição dos antinutrientes que estão presentes nas leguminosas e que dificultam a absorção de nutrientes. As lectinas, por exemplo, podem causar problemas digestivos se o feijão não for bem cozido. Já o ácido fítico pode se agarrar ao ferro, ao cálcio e ao zinco, tornando-os mais difíceis de serem utilizados pelo corpo.

Por fim, os taninos podem dificultar a digestão de proteínas e a absorção de vitaminas e mineiras pelo corpo.

E não é apenas o fator nutricional que se beneficia com a imersão dos feijões na água antes de serem cozidos. A prática ainda tem o poder de melhorar a textura e a suavidade da leguminosa. Aos que gostam da consistência cremosa do alimento, vale testar em casa!

Como deixar o feijão de molho

Segundo a publicação, existem três métodos principais de imergir o feijão na água. O primeiro deles envolve água quente:

Para cada quilo de feijão cru, adicione 10 xícaras de água quente. Deixe ferver por 2 a 3 minutos. Em seguida, retire do fogo, tampe e reserve por 4 a 24 horas.

Vários feijões crus - Metrópoles
Saiba como deixar o feijão de molho

Aos mais apressados, também há uma solução. O método de imersão rápida é semelhante ao primeiro, mas compreende em deixar a leguminosa descansar por pelo menos uma hora após ferver e cobrir.

Já a tradicional tática de imersão noturna consiste em adicionar 10 xícaras de água fria a cada quilo de feijão cru e deixá-lo de molho durante a noite ou por no mínimo oito horas.

Depois de encharcado, escorra a água e lave o feijão em água corrente. Cubra o alimento com água na mesma panela e cozinhe-o por 1,5 a 2 horas — ou até ficar macio —, seguindo as instruções da embalagem, de preferência.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?