metropoles.com

Aprimore seu conhecimento cultural com práticas gratuitas on-line

Leia livros, assista a óperas, faça cursos, veja palestras e transite pelos museus mais famosos do mundo. Tudo isso dentro casa – e de graça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
operadeparis/instagram/reprodução
Opera nacional de Paris
1 de 1 Opera nacional de Paris - Foto: operadeparis/instagram/reprodução

Já pensou em potencializar seu conhecimento cultural durante o processo de quarentena? Uma boa ideia, não é? A coluna Claudia Meireles separou programações incríveis para ativar a erudição sem sair do sofá. Leia livros, assista a espetáculos de ópera, faça cursos, veja palestras e transite pelos museus mais famosos do mundo diretamente da sua casa – e tudo isso de graça.

Veja algumas alternativas:

Para incentivar o isolamento social, a editora L&PM está liberando gratuitamente um e-book por dia. Obras clássicas, policiais e de aventura fazem parte da seleção de livros. Baixe os e-books aqui.

A Ópera Nacional de Paris oferecerá ao público diversos de seus bonitos balés e óperas no site oficial. Don Giovanni, Lago dos Cisnes, Carmen e até Cycle of Tchaikovsky’s são alguns dos espetáculos que poderão ser apreciados. Encontre a programação completa da Ópera de Paris.

O Metropolitan Opera de Nova York também levará o projeto Nightly Met Opera Streams para a internet. O teatro contará com performances todas as noites. Clique aqui para ver os dias e horários.

A Escola de Atividades Criativas Perestroika disponibilizou gratuitamente um curso sobre Colaboração, Pensamento em Rede e Interdependência. Clique aqui e se inscreva.

Os vídeos de conferências TED viralizaram na web com palestras ministradas por nomes de peso conhecidos mundialmente que realmente entendem da área a qual se disponibilizam a falar.

“As escolas acabam com a criatividade?”, de Ken Robinson

“Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir”, de Julian Treasure

“Sua linguagem corporal molda quem você é”, de Amy Cuddy

“Por que fazemos o que fazemos?”, com Tony Robbins

“Como detectar um mentiroso”, com Pamela Meyer

“Como grandes líderes inspiram ação”, de Simon Sinek

“O poder da vulnerabilidade”, de Brené Brown

“O poder dos introvertidos”, com Susan Cain

“O segredo feliz para trabalhar melhor”, de Shawn Achor

“A surpreendente ciência da felicidade”, com Dan Gilbert

A Google Arts & Culture disponibilizou exibições dos maiores museus do mundo, como o British Museum, de Londres; o Van Gogh Museum, de Amsterdã; e o Guggenheim de Nova York.

Tenha uma aventura no mundo da ciência, da arte e da história com esses tours fantásticos:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Aos 15 anos, além de garçonete nos bares de Montmartre, Suzanne Valadon (1865-1938), tornou-se modelo para artistas como Toulouse-Lautrec (1864-1901) e Pierre-Auguste Renoir (1841-1919). Renoir a introduziu na cena artística, depois de conhecer seus desenhos. Começou a desenhar aos 17 anos, quando teve seu filho, o pintor Maurice Utrillo (1883-1955), de paternidade desconhecida. Foi a primeira mulher a exibir seus trabalhos no Salon des Beaux-Arts de Paris, em 1894. Na ocasião, o pintor Edgar Degas (1834-1917) comprou alguns de seus trabalhos e a incentivou a investir na gravura, abrindo-lhe as portas de seu próprio ateliê. Após quinze anos improdutivos em sua carreira, que coincidem com seu primeiro casamento, Valadon voltou à ativa em 1909. Manteve as cores saturadas de seus desenhos em pastel, tomando emprestado de Degas temas como banhistas e nus reclinados. Em 1924, participou de exposições que reuniram mulheres artistas em Paris, recolocando seu trabalho em evidência. Na obra do MASP, ‘Nus’ (1919), uma mulher lê, deitada de bruços sobre a grama, enquanto a outra, sentada, arruma os cabelos e insinua o tamanco amarelo entre as pernas da primeira. Os tons rosados e alaranjados de seus corpos, bem como as linhas que os contornam, projetam-nas para o primeiro plano, sobre as massas de verde da grama, da vegetação e dos tijolos da mureta. #suzannevaladon #acervoemtransformação Legenda: Suzanne Valadon Bessines-sur-Gartempe, ‘Nus’, 1919, doação Banco Hipotecário Lar Brasileiro S.A., 1947

Uma publicação compartilhada por Museu de Arte de São Paulo (@masp) em

Além das opções entregues pelo Google, os museus do Vaticano também entraram para a lista do tour virtual. Faça uma visita aqui.

O Louvre não ficou de fora e também disponibilizou a ferramenta. Clique para conferir.

Se você é apaixonado por livros e deseja saber sobre obras mais comentadas, críticas e opiniões, além de resenhas, abra o YouTube para conhecer canais totalmente voltados ao tema. Veja algumas sugestões:

Vá Ler um Livro;
Ler Antes de Morrer.

A última youtuber publicou um vídeo em que indica seis livros para ler na quarentena. Confira:

Outros canais interessantes:

Ainda falando de leitura, a Amazon liberou livros para download gratuito. Saiba mais em reportagem do Metrópoles.

Abaixo, algumas dicas simples para manter a saúde mental durante o isolamento:

5 imagens
1 de 5

Moises Dias/Metrópoles
2 de 5

Moises Dias/Metrópoles
3 de 5

Moises Dias/Metrópoles
4 de 5

Moises Dias/Metrópoles
5 de 5

Moises Dias/Metrópoles

 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?