Aprenda como se livrar de vez das olheiras e bolsas nos olhos
Dermatologista Regina Buffman explica quais são os tipos de olheiras e dá dicas de tratamentos para cada uma delas; confira
atualizado
Compartilhar notícia
Olheiras e inchaços ao redor dos olhos são extremamente comuns. Além da genética, o estilo de vida – principalmente estresse e falta de sono – também pode piorar a aparência da região.
De acordo com a dermatologista Regina Buffman, o quadro pode ter diferentes origens. Por conta disso, é necessário entender primeiro a causa das olheiras e bolsas nos olhos para, só então, encontrar o tratamento correto.
Tipos de olheiras:
Azulada
De origem vascular, a olheira azulada costuma piorar em algumas condições, como noites mal dormidas, resfriados e alergias.
Pigmentar
A pigmentar tem um tom amarronzado e é causada pelo acúmulo de melanina no local. “Olheira pigmentar é a olheira que comumente vem da genética. Um exemplo clássico é o povo indiano que apresenta a região dos olhos escurecida”, diz Regina Buffman.
Profunda
De acordo com a dermatologista, a profunda é quando existe um recesso entre os ossos na estrutura da órbita e a pele. “Ela pode piorar com o envelhecimento por reabsorção óssea”, ressalta.
Bolsas nos olhos
Bolsas nos olhos são ocasionadas pelo acúmulo de gordura ou líquidos. Regina Buffman afirma que a condição é agravada principalmente pela flacidez cutânea.
Dá para “se livrar” das olheiras e bolsas nos olhos?
A especialista afirma que dormir bem é uma grande ajuda para reduzir as olheiras. Além disso, ela indica hidratar a região e passar protetor solar. O uso de óculos de sol de qualidade também é recomendado.
Outros métodos considerados eficazes e simples para Regina Buffman são compressas frias de chá de camomila e drenagem facial diária. Preferencialmente, a massagem ao redor dos olhos deve ser feita com auxílio de gua sha ou rolo de jade.
Procedimentos estéticos
Regina Buffman também sugere alguns tratamentos dermatológicos para os que sofrem com as marcas nos olhos. Apesar do problema ter que ser tratado de acordo com a origem, ela afirma que geralmente eles devem ser associados porque as “olheiras podem ter mais de um componente”.
De acordo com a especialista, o preenchimento com ácido hialurônico ajuda a melhorar o aspecto da olheira profunda. No caso da vascular e da pigmentar, o tratamento com laser pode promover resultados melhores. Segundo ela, as bolsas na região podem ser melhoradas com ultrassom microfocado e fios lisos, que ajudam a reduzir a flacidez.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram