Aprenda a tomar café da manhã corretamente para emagrecer com saúde
A nutricionista Nicola Shubrook ressaltou que tomar café da manhã contribui para a regulação do metabolismo e ajuda a emagrecer
atualizado
Compartilhar notícia
Enquanto algumas pessoas optam por cortar o café da manhã como hábito eficaz para perder peso, a nutricionista britânica Nicola Shubrook alerta a respeito dos perigos de abolir a refeição. Segundo a especialista, comer no período matutino contribui para a regulação do metabolismo e, consequentemente, ajuda no processo de emagrecimento.
Em entrevista ao portal britânico Express, Nicola explicou que tomar o café da manhã “ajuda a fazer melhores escolhas alimentares ao longo do dia”, além de equilibrar o nível de açúcar no sangue. Antes de “atacar” um alimento, a expert orientou beber um copo grande de água. “Está comprovado, isso ajuda na perda de peso ao longo do tempo”, pontuou.
Para quem quer atingir uma meta na balança, a nutricionista instruiu não tomar um café da manhã rico em carboidratos. “Sempre coma gorduras boas ou proteínas para garantir que se sinta saciado por mais tempo e possa controlar melhor o açúcar no sangue”, elucidou.
De acordo com a especialista em nutrição, apostar em opções de carboidratos no café da manhã oferece perigos. “Você pode acabar desejando mais açúcar ou comendo mais ao longo do dia”, enfatizou. Nicola Shubrook comentou sobre ser ideal “incorporar proteínas” na refeição matinal para contribuir com a perda de peso.
“Quando você ingere proteína, o corpo leva mais tempo para transformá-lo em glicose (no sangue) do que se fossem os carboidratos simples — considerados uma forma de açúcar. Portanto, ingerir proteína toda vez que come, proporciona ao corpo um controle mais estável do açúcar no sangue, maior saciedade e redução do desejo por açúcar”, esclareceu.
Conforme ressaltou Nicola, consumir proteína no café da manhã em vez de carboidratos ajuda na saciedade, ou seja, a pessoa come menos ao longo do dia e tende a emagrecer. Outra dica dada pela nutricionista envolve não ter pressa na refeição matinal. Ela aconselhou a diminuir ao máximo o ritmo ao fazer a primeira alimentação do dia.
A nutricionista destacou que mastigar é a primeira etapa do processo digestivo, e não fazer o ato corretamente acaba por sobrecarregar o sistema digestório. Comer demais é outra consequência de não triturar os alimentos adequadamente. Segundo a expert, o cérebro entende que não deu tempo do organismo ficar satisfeito.
Café?
Quem só passa a funcionar depois de tomar um cafezinho, Nicola Shubrook fez um importante aviso. “Beber café com o estômago vazio logo pela manhã pode causar um aumento do cortisol, o hormônio do estresse, e no açúcar no sangue [glicose], os quais afetam sua energia e seu metabolismo em geral”, ponderou.
A expert em nutrição instruiu beber café só após saborear as delícias do café da manhã a fim de “desacelerar a produção de glicose, o que significa produzir menos células de gordura”. Para quem deseja perder peso, Nicola salientou que hábito também contribui com o processo de emagrecimento.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.