Aprenda a cuidar corretamente da pele nos dias em que não dormir bem
Entenda por que o sono é tão importante para a pele. Saiba como cuidar da cútis quando tiver insônia ou não dormir o suficiente
atualizado
Compartilhar notícia
Dormir bem está entre os pilares da boa saúde. Segundo especialistas, o ideal é descansar de sete a nove horas por noite. Ter um bom repouso noturno reflete no corpo, no bom humor, na saúde mental e, claro, na aparência da pele. Quando não consegue pegar no sono ou acorda várias vezes ao longo da madrugada, a cútis tende a amanhecer com aspecto de cansada, sem contar o surgimento das olheiras enormes.
Atendendo aos pedidos, a revista Glamour britânica resolveu elencar truques de beleza geniais para quem sofre de insônia ou não dorme o suficiente. A coluna Claudia Meireles conferiu as táticas, pretende colocar em prática e, também, te conta a seguir!
Por que o sono é importante para a pele?
Antes de conhecer os macetes de beleza, vale entender por que o sono é tão importante para a derme. “Quando se trata da pele, dormir o suficiente é um dos mandamentos básicos de beleza. O sono é um requisito humano fundamental”, explicou a dermatologista Anjali Mahto. De acordo com a médica, estudos experimentais demonstraram que a soneca noturna faz com que as pessoas pareçam mais cansadas e, por outro lado, menos saudáveis e atraentes.
“A privação do sono pode piorar as olheiras e deixar a pele pálida e sem brilho”, destacou Mahto.
Por que a noite é importante para a cútis?
Conforme esclarece a dermatologista, o corpo tem um relógio embutido, chamado de ritmo circadiano. O indicador influencia o ciclo natural do sono, mas, para quem não sabe, a derme tem o próprio horário de funcionamento. No quesito renovação celular, a cútis prefere o período da noite. “Há trabalhos científicos fascinantes a partir do ano 2000 que mostram que as células da pele têm seu próprio relógio interno”, ressaltou a Anjali Mahto.
“O ritmo circadiano da pele afeta quase todas as suas funções. Isso inclui hidratação e perda de água, produção de óleo ou sebo, fluxo sanguíneo, divisão celular e função de barreira. Esses processos não ocorrem na mesma velocidade durante o dia e mostram picos e vales de atividades”, sustentou a especialista.
Mahto alerta sobre a produção de óleo atingir o pico no início da tarde e ser mais baixa à noite. A perda de água também aumenta no turno, razão para não esquecer de hidratar a região. A barreira da derme fica mais permeável no período noturno. “Ótimo se você quiser obter bons resultados, como cuidados nutritivos com a pele”, avisou a dermatologista.
A profissional lembrou que a maioria das células da cútis tem uma taxa mais alta de divisão à noite, momento em que ocorre a produção e renovação da pele.
Rotina de cuidados
Embora a pele dependa de um sono de boa qualidade para parecer saudável e descansada, nem sempre dá para colher os frutos apenas da hora de dormir. Para as experts entrevistadas pela Glamour, os cuidados com a cútis podem desempenhar um papel importante como forma de combater os efeitos da madrugada acordado. A revista conversou com Sarah Chapman, facialista que conquistou Meghan Markle.
“Concentre-se em cuidados noturnos que podem ajudar a aumentar a regeneração e substituir a hidratação e os lipídios perdidos”, sugeriu Chapman. A facialista e a dermatologista Anjali Mahto salientam que a noite é o período ideal para aplicar tratamentos voltados a manchas, agentes clareadores para pigmentação e retinóides com propriedade antienvelhecimento. “A barreira da pele é mais permeável à noite e enquanto dormimos”, ponderou a médica na entrevista.
1 – Retinol
Conhecida como retinol, a vitamina A é um dos principais ingredientes para o rejuvenescimento noturno, conforme frisou Sarah Chapman. Para alcançar o aspecto saudável, a cútis precisa eliminar as células velhas e substituí-las por novas e brilhantes. Ao ser aplicado à noite, o ingrediente de beleza dobra ou triplica a velocidade da renovação celular, principalmente entre o período de 23h às 4h.
2 – Ceramidas e óleos ômega
Como bem se sabe, a pele enfrenta agentes externos ao longo do dia, a exemplo de vento, poluição e raios ultravioletas. No período noturno, a cútis passa a trabalhar em prol de si mesma, enfatizou a facialista: “Durante a noite, a pele muda do modo proteção para o modo de reparação. Os óleos ômega e ceramidas ajudam a potencializar a barreira natural da derme”. Os ingredientes previnem o aparecimento de linhas finas e tem fonte antienvelhecimento.
3 – Antioxidantes
As vitaminas A, B2, C e E são ótimas para implementar durante o dia a fim de proteger a derme dos agentes externos. À noite, o efeito dos ingredientes visa reabastecer a pele, devido aos princípios antioxidantes. “Esses produtos em séruns ajudam a reparar os danos da pele varrendo os radicais livres nocivos gerados pela poluição, exposição aos raios UV e outros agressores externos. Um dos mais eficazes é a vitamina C”, enfatizou Chapman.
4 – Ácido hialurônico
Durante a noite, a perda de água transepidérmica aumenta em até 25%, o que pode significar uma pele opaca e seca ao acordar. Quando a barreira de umidade também é prejudicada, pode elevar a suscetibilidade da cútis a bactérias e infecções. “O ácido hialurônico bloqueia em até 1 mil vezes seu próprio peso em água na derme, mantendo-a firme, hidratada e flexível”, esclareceu Sarah Chapman sobre o queridinho da beleza.
Não sabe a ordem correta de aplicar os produtos?
Primeiramente, passe o retinol e deixe agir por 30 minutos. As experts indicam aplicar os produtos da textura mais leve à mais pesada. Por exemplo, usar um sérum de ácido hialurônico, seguido de um hidratante com infusão de ceramida e antioxidante. Ao acordar, notará uma cútis com uma aparência de descansada, lisa, radiante, ou seja, bem tratada.
Como a maquiagem pode ajudar quando não dorme bem?
Item com espaço garantido no nécessaire, o corretivo faz milagres e pode encobrir as olheiras resultantes de uma noite mal dormida. Segundo Sarah Chapman e Anjali Mahto, produtos que induzem brilho podem neutralizar a derme com aspecto cansada. As duas especialistas recomendam usar um hidratante matizado iluminador ou um iluminador brilhante.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.