Após traição, saiba por que reis da Espanha decidiram manter casamento
O rei Felipe e a rainha Letizia estão à frente da Coroa espanhola. Segundo fontes, o casal esteve prestes a anunciar o divórcio
atualizado
Compartilhar notícia
Com as declarações do advogado Jaime del Burgo sobre ter vivido um caso extraconjugal com a rainha Letizia à época em que ela já era casada com o rei Felipe VI, o monarca e o Palácio de Zarzuela cogitaram um divórcio. Entretanto, conforme divulgou o portal português Flash!, houve uma reviravolta no matrimônio dos soberanos à frente do trono espanhol.
De acordo com o Flash!, o rei Felipe e a rainha Letizia estiveram prestes a anunciar o divórcio, mas optaram por aguardar a caçula, a infanta Sofia, completar a maioridade. Ela fará 18 anos em 29 de abril. Contudo, a separação “acabou por levar a outro final”.
“Enquanto esperavam, os reis e os seus conselheiros acabaram por perceber que o melhor para a Coroa é manter o casamento. Um divórcio entre os reis só iria fragilizar — ainda mais — a monarquia espanhola. Felipe VI, com um sentido de responsabilidade muito apurado, cedeu em manter-se casado”, escreveu o portal.
Em um artigo, o Flash! pontuou que o Palácio de Zarzuela “tomou uma decisão”. “Felipe e Letizia não vão se divorciar”, frisou. Segundo o site português, o casal, que lidera atualmente o trono espanhol, manterá o matrimônio no mesmo molde dos reis eméritos Juan Carlos e Sofia. Os pais de Felipe são casados apenas no papel.
Entenda o que aconteceu:
- Em dezembro de 2023, o advogado Jaime del Burgo expôs, em entrevistas e em postagens no X (antigo Twitter), que a rainha Letizia teria traído o marido, o rei Felipe VI.
- Em 2004, Letizia se casou com Felipe em Madri, na Espanha. Já nos anos 2010 e 2011, ela teria mantido um romance com Jaime del Burgo.
- A situação, que já é um tanto embaraçosa, fica ainda mais complexa, visto que Jaime del Burgo é ex-cunhado da rainha Letizia.
- O advogado é ex-marido de Telma Ortiz, irmã da rainha da Espanha. Os dois se casaram em segredo em 2012.
- Com as revelações, Felipe e Letizia estariam vivendo em espaços diferentes no Palácio de Zarzuela, e o divórcio ficou próximo de se concretizar.
Adultério
Em publicações apagadas no X, Jaime fez uma cronologia da relação com a rainha Letizia. O envolvimento amoroso dos dois teria ocorrido entre 2002 e 2004. Depois, eles se tornaram amigos e confidentes de 2004 a 2010. A próxima etapa foi uma “relação amorosa, duradoura e continuada” nos anos 2010 e 2011.
Na quarta fase, o vínculo entre Jaime e Letizia restringia-se ao parentesco como cunhados, de 2012 a 2016. Vale lembrar que a ex-jornalista se casou com Felipe em Madri, em 2004. Para provar as alegações, o advogado garantiu ter mantido em segredo provas do romance com a rainha. “Fotografias, vídeos e SMS” estão guardados no cofre de um banco.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.