Após sucesso no Rio, exposição EX Africa chega ao CCBB Brasília
A mostra reúne mais de 90 obras que revelam a história e o atual momento vivido pelo continente
atualizado
Compartilhar notícia
Nessa segunda-feira dia (6/8), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) realizou o coquetel de abertura da exposição EX Africa. Trata-se da maior mostra de arte contemporânea africana realizada no Brasil, com mais de 90 obras dos principais nomes das artes visuais do continente. Políticos,artistas, curadores e os embaixadores do Bénin, Boniface Vignon, da República dos Camarões, Martin Agbor, e do Senegal, Fatoumata Binetou Correa, estavam entre os convidados.
A África contemporânea é apresentada em Brasília com esculturas, fotografias, instalações, performances, pinturas e vídeos. Sucesso de público em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, a mostra traz obras que revelam a história e o atual momento de um continente que tenta se reconstruir da ferida causada por séculos de tráfico negreiro e de colonização, além de voltar a expandir as suas cores e cultura para outras fronteiras.
Vale muito a pena se aventurar nos jardins do museu onde, no pavilhão de vidro, Ibrahin Mahama construiu sua incrível instalação Out of Bounds, criada em Belo Horizonte. O artista africano é representado por uma das maiores galerias do mundo, a White Cube de Londres.
“Ex Africa semprer aliquid novi”, frase em latim escrita há mais de 2000 anos por Caio Plínio, foi a inspiração do curador alemão Alfons Hug para montar a exposição que rodou com grande sucesso por onde passou: Belo Horizonte, Rio de janeiro, São Paulo e finalizando em Brasília, com obras de 18 artistas de oito países africanos.
Confira quem esteve presente na abertura.