Após rixas, Palácio de Buckingham atualiza títulos de Archie e Lilibet
Pelas regras estabelecidas pelo rei George V, Archie e Lilibet têm direito ao título real por serem herdeiros de um filho do monarca
atualizado
Compartilhar notícia
É oficial! Após uma série de especulações, fúrias e acordos, o Palácio de Buckingham atualizou, no site da família real britânica, os títulos de Archie e Lilibet Diana como príncipe e princesa, respectivamente. A revisão ocorreu nesta quinta-feira (9/3). Filhos de Harry e Meghan Markle, as duas crianças foram definidas com esse status pela primeira vez nessa quarta-feira (8/3) por um porta-voz dos duques de Sussex.
Netos do monarca reinante, Archie e Lilibet se tornaram automaticamente príncipe e princesa quando Charles ascendeu ao trono do Reino Unido, em setembro do ano passado.
Pelas regras estabelecidas pelo rei George V, em 1917, a dupla infantil tem direito à denominação por ser herdeira de um filho do soberano. Entretanto, nos últimos seis meses, os irmãos ficaram listados na página da internet como “mestre” e “senhorita”.
Com 1 ano, a caçula de Harry e Meghan recebeu o título de princesa pela primeira vez no anúncio de seu batizado. Porta-vozes dos duques de Sussex deram a seguinte declaração: “Posso confirmar que a princesa Lilibet Diana foi batizada na sexta-feira (3/3), pelo arcebispo de Los Angeles, o reverendo John Taylor”. Dessa forma, a menina e o irmão se unem aos três primos paternos, George, Charlotte e Louis, como príncipes.
Segundo o portal britânico Express, houve um tratado por trás do anúncio de Archie e Lilibet como príncipe e princesa.
Conforme noticiou o tabloide, o rei Charles e Harry tiveram “conversas apropriadas”. “Agora, no entanto, parece que uma decisão foi tomada. Em uma declaração recente, o casal disse que o assunto estava resolvido há algum tempo”, destacou o site.
“Entende-se que os títulos de Archie e Lilibet serão utilizados em ambientes formais, mas não serão usados rotineiramente por Harry e Meghan”, frisou o Express em um artigo. Atualmente, o menino, de 3 anos, ocupa a sexta colocação na linha sucessória do trono britânico, enquanto a irmã surge na posição seguinte. A família Sussex mora nos Estados Unidos em uma casa de luxo em Montecito, na Califórnia, local onde foi celebrado o batizado para 20 a 30 convidados.
A concessão dos status para Archie e Lilibet envolveu muitas turbulências devido a Harry e Meghan não integrarem o alto escalão da realeza. Nos últimos meses, o casal fez revelações bombásticas que afetaram o reinado de Charles. O duque de Sussex lançou um livro de memórias, intitulado Spare. Na obra, ele acusou o irmão, William, de agressão física e que os membros da realeza “plantam” histórias na imprensa.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.