metropoles.com

Após desastre, bilionário planeja levar novo submarino ao Titanic

Ao Wall Street Journal, o bilionário Larry Connor revelou que pretende realizar outra viagem de submarino ao local do desastre da OceanGate

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Submarino
1 de 1 Submarino - Foto: Getty Images

Um ano após o desastre com o submarino Titan, operado pela OceanGate, o bilionário e empresário do setor imobiliário Larry Connor revelou, em entrevista ao Wall Street Journal, que planeja realizar uma nova expedição ao local do naufrágio do Titanic e provar que a indústria “está mais segura”.

“Quero mostrar às pessoas em todo o mundo que, embora o oceano seja extremamente poderoso, ele pode ser maravilhoso e agradável e realmente mudar vidas se você fizer isso da maneira certa”, contou Connor ao jornal nova-iorquino.

Larry Connor e o CEO da Triton Submarines, Patrick Lahey, planejam mergulhar mais de 3.800 metros até o local dos destroços do Titanic
Larry Connor e o CEO da Triton Submarines, Patrick Lahey, pretendem descer mais de 3.800 metros até o local dos destroços do Titanic

Ao site, Connor contou, ainda, que ele e o cofundador e CEO da Triton Submarines, Patrick Lahey, pretendem que o submarino seja capaz de descer, pelos menos, 3.800 metros na região do Oceano Atlântico Norte, onde está localizado o naufrágio. Diferente do Titan, o novo submersível só comportará dois tripulantes.

Apesar do empresário não ter confirmado a data em que será realizada a empreitada, o site New York Post revelou que já fora investido cerca de US$ 20 milhões para a criação do Triton 4000/2 Abyssal Explorer, nome dado à nova embarcação.

“Patrick vem pensando e projetando isso há mais de uma década, mas não tínhamos os materiais e a tecnologia. [Ele] não poderia ter construído este submarino há cinco anos”, complementou Connor.

O começo do novo projeto

A ideia de retomar a missão até o Titanic foi pensada dias após o acidente da OceanGate. Um ano atrás, o bilionário ligou para Lahey pedindo que ele construísse um submarino que fosse melhor do que o navio envolvido no incidente.

“Ele disse: ‘Você sabe o que precisamos fazer – construir um submarino que possa mergulhar [profundidades no nível do Titanic] repetidamente e com segurança e demonstrar ao mundo que vocês podem fazer isso e que o Titã era uma engenhoca'”, contou Lahey ao Wall Street Journal.

Relembre o caso OceanGate

No dia de 18 de junho de 2023, o submarino Titan, da OceanGate Expeditions, desapareceu no Oceano Atlântico
Em 18 de junho de 2023, o submarino Titan, da OceanGate Expeditions, desapareceu no Oceano Atlântico

Durante uma expedição para observar os restos do navio Titanic, cinco tripulantes do submarino Titan vivenciaram momentos de angústia. Em 18 de junho de 2023, o submersível da OceanGate Expeditions desapareceu no Oceano Atlântico, próximo à costa de Terra Nova, no Canadá.

Quatro dias depois, em 22 de junho, o contra-almirante da Guarda Costeira dos Estados Unidos, John Mauger, anunciou o falecimento dos tripulantes a bordo, resultante da implosão do navio.

Além do bilionário aventureiro Hamish Harding, as vítimas incluíam Stockton Rush, CEO e fundador da OceanGate; o bilionário paquistanês Shahzada Dawood e o filho Suleman Dawood; e o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, especialista no navio Titanic.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?