metropoles.com

Aos 100 anos, ex-governador do DF José Ornellas compartilha vivências

José Ornellas assumiu o Governo do Distrito Federal entre os anos de 1982 e 1985. Ele completou 100 anos na terça-feira (30/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem cedida ao Metrópoles
José e Zely Ornellas (1)
1 de 1 José e Zely Ornellas (1) - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

Nos livros sobre memórias de Brasília, não faltam capítulos dedicados a José Ornellas. Ele assumiu o Governo do Distrito Federal entre os anos de 1982 e 1985.

Nascido no Rio de Janeiro, o ex-governador imaginava que ficaria pela capital federal por apenas oito meses. O tempo, porém, transformou-se em 49 anos (e contando). Como a história do político e da cidade não se cruzaram por acaso, na terça-feira (30/11) o quadradinho ganhou mais um ilustre centenário: Zé Ornellas, como é conhecido entre os amigos.

A trajetória de vida do aniversariante não passou despercebida pela coluna Claudia Meireles. Carioca de coração, Ornellas lembra o quanto foi difícil deixar a Cidade Maravilhosa, onde conheceu a mulher, Zely Ornellas. Embora pareça coincidência, ela também completará 100 anos nesta sexta-feira (3/12). Ou seja, comemoração em dose dupla.

Homem com uniforme militar
José Ornellas atuou como oficial do Exército e governador do DF
Homem e mulher abraçados em frente a um quadro
Enquanto José Ornellas completou 100 anos na terça-feira (30/11), Zely comemora o centenário nesta sexta-feira (3/12)
Amor por Brasília

À época oficial do Exército, Ornellas veio para Brasília a pedido da instituição, em 1973. Ele deveria ocupar provisoriamente um posto na Subsecretaria de Educação do Ministério da Educação e Cultura. Embora tenha pensado em voltar para a terra natal, os convites profissionais recebidos por ele o fizeram continuar na capital.

O resultado da permanência? “Um extenso círculo de amizades que me prenderam à cidade.”

Questionado sobre o que mais gosta em Brasília, Ornellas é categórico na resposta: “A vida mais pacata daqui me agrada bastante”. Já a respeito do período à frente do GDF, o ex-governador avalia como único e satisfatório. “Foi um dos melhores momentos da minha vida profissional”, enfatiza. O político substituiu Aimé Alcebíades Lamaison no comando do Executivo.

“Montei uma equipe excepcional e sou reconhecido até hoje pelo trabalho que realizamos”, ressalta o ex-governador.

Mulher e homem posam para as fotos
O casal veio para a capital em 1973
Longevidade

Como não é toda pessoa que chega aos 100 anos, Ornellas ouve com frequência a pergunta: “Qual o segredo de sua longevidade?”. A coluna também quis saber a fórmula.

A resposta já está na ponta da língua do político e reforça a teoria de que bons hábitos são fundamentais para a saúde. “Sempre tive uma vida regrada. Me exercitei muito e trabalhei até os 90 anos.”

Além do estilo de vida, o ex-governador não esquece de elencar os pontos positivos de estar rodeado do amor e carinho dos parentes. “Um ambiente familiar maravilhoso, com esposa amorosa, filhos, netos e vários amigos, nos permite viver mais e melhor”, sustenta José Ornellas.

Homem e mulher posam para as fotos
O casal esbanja longevidade
História de amor

A história da família Ornellas tem início no Rio de Janeiro. José e Zely começaram a namorar aos 15 anos. “Morávamos perto um do outro no Rio de Janeiro e eu me encantei com sua simpatia e sua alegria de viver”, rememora. De convivência, eles somam 85 anos. O ex-governador definiu a mulher como “normalista e professora de mão cheia”.

Por ter a carreira militar, José Ornellas precisou morar em diversos lugares, antes de vir para Brasília. O casal passou por Juiz de Fora, Santos, São Paulo, Uruguaiana e até foi para o exterior, nos Estados Unidos.

Mulher e homem com roupas de casamento
O romance começou no Rio de Janeiro e soma 85 anos
Casal posando para as fotos
Eles começaram a se relacionar quando eram adolescentes. José Ornellas tinha 15 anos

Do casamento com Zely, Ornellas teve dois filhos: Vera Lúcia e José Guilherme. O casal tem seis netos e dois bisnetos, um com 23 anos e outro com 6. À exceção da neta Paula e do bisneto Vicente, atualmente residentes no Rio, os integrantes da família Ornellas moram em Brasília, motivo de alegria para os patriarcas.

“Eles nos enchem de atenção e carinho, o que torna a nossa vida mais fácil e plena. O apoio deles é total”, afirma o ex-governador.

Não dá para negar que o xodó dos patriarcas da família é o bisneto mais novo, Vicente, filho de Paula. José Ornellas e Zely ficam na expectativa para receber o menino de 6 anos. “Ele tem vindo nos visitar com frequência e, com suas brincadeiras, dá uma canseira nos bisavós”, disse.

Por morar em Brasília, a filha Vera Lúcia é quem cuida diuturnamente dos pais. “[Temos] uma vida muito feliz com a nossa querida família.”

Homem com criança
José Ornellas com seu único bisneto, Vicente Ornellas Torres
Casal com bebê no colo
O casal com o filho José Guilherme
Lemas de vida e carreira

Ao longo dos 100 anos, Ornellas levou consigo os princípios da caserna (alojamento para moradia de soldados): respeito, patriotismo e excelência. “A minha trajetória teve um início auspicioso, o Exército Brasileiro”, afirma. Desde a juventude, ele aprendeu que “os extremos são maus conselheiros.”

“Nunca procurei me valorizar para ascender a novos cargos. Em todas as ocasiões, novas funções importantes vieram por convite como reconhecimento a meus desempenhos anteriores”, afirma o ex-governador. Após servir o Exército, ele conquistou o posto de coronel. Em 1973, foi designado para um trabalho temporário na Subsecretaria de Educação do Ministério da Educação e Cultura.

Homem e mulher
Ele comandou o Executivo do DF
Homem e mulher com taças
Ao longo da carreira, o ex-governador assumiu diversos cargos importantes

Na mesma época, outro convite aceito por José Ornellas foi para assumir como secretário de recursos humanos e vice-presidente da Telecomunicações Brasileiras, mais conhecida como Telebras. Em julho de 1982, ele assumiu o governo do Distrito Federal, ficando até abril de 1985. No início da década de 1990, foi eleito para a Câmara Legislativa do DF.

Ao término do mandato como deputado distrital, o ex-governador assumiu o comando da Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento. Posteriormente, José Ornellas trabalhou como assessor na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF), onde atuou até os 90 anos.

Homem e mulher
O casal vive em Brasília

A coluna parabeniza José e Zely Ornellas pelo centenário!

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?