metropoles.com

Andressa Aguzzoli e Marcus Rojo citam benefícios da respiração correta

Sócia-fundadora da Aaman Brasília, Andressa convidou Marcus Rojo, expert de respiração e pós-graduado em ioga. Ele ministrou um workshop

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
1 de 1 Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

A fisioterapeuta Andressa Aguzzoli defende a tese de que a respiração é “uma das melhores formas de criar saúde dentro do corpo”. A instrutora de ioga argumenta que inspirar e expirar corretamente se tornou uma forma eficaz de “conseguir acessar a mente bagunçada”, resultante da rotina acelerada da atualidade. Na avaliação da especialista, conseguir inserir e expelir o ar dos pulmões, sem pressa e acertadamente, funciona como “uma calma em meio ao caos”.

Embora respirar seja um movimento involuntário, o ato para ser feito de modo correto requer metodologia. Em busca de educar e gerar uma trupe de pessoas que saibam inspirar e expirar direito, mas também ensinem os núcleos de convivência a respeito da prática, Andressa cria meios para concretizar a meta. Sócia-fundadora da Aaman Brasília, ela convidou Marcus Rojo, expert do assunto e pós-graduado em ioga. Ele ministrou um workshop na capital federal.

Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Andressa Aguzzoli
Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Marcus Rojo
Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Participantes do workshop Respiração: Ar e Prana

Diretamente de São Paulo, Marcus aproveitou a vinda a Brasília para resolver temáticas pessoais e comandou o workshop intitulado A Respiração: Ar e Prana, ao longo desse sábado (12/8), no Centro Busco Vida, na QI 19 do Lago Sul. O evento começou às 9h e terminou às 16h30. Dividido em 12 práticas, o encontro introdutório, teórico e prático teve por objetivo mostrar técnicas fáceis de respiração aos participantes a fim de que eles possam aplicá-las no dia a dia.

Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Marcus Rojo
Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Alunas focadas na prática

Respiração

Segundo Andressa, a respiração é uma das ferramentas mais rápidas para mudar um padrão mental. “Se estiver estressado, ansioso ou deprimido, o ato executado corretamente consegue te colocar no eixo, em um espaço mais quieto, tranquilo, em menos tempo, enquanto a meditação exige sutileza”, explica. Em entrevista à Coluna Claudia Meireles, Marcus esclarece que inspirar e expirar envolve desde postura até questões ligadas ao aspecto meditativo e ao estado de consciência.

Ao montar a programação do workshop, o especialista em ioga não definiu os dois subtítulos “ar” e “prana” por acaso. “O ar representa esse elemento mais concreto, material, corporal, da respiração ligada à postura e ao próprio ar que entra e sai, as trocas gasosas e os processos fisiológicos”, fundamenta. Marcus completa: “Esse lado prana se associa aos elementos sutis do ioga, sensações e sensibilidades. Também se relaciona com processos de atenção e de consciência”.

Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
O especialista em ioga ensina uma técnica de respiração
Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
O encontro foi feito pela Aaman Brasília, espaço de saúde e bem-estar fundado por Andressa Aguzzoli

Desaprender

Tanto Andressa quanto Marcus frisaram a respeito do ser humano nascer sabendo respirar muito bem, entretanto, desaprende com o passar da idade — ou melhor, com as vivências. “Chegamos ao mundo com o nosso organismo perfeito. À medida que passamos pelas experiências de vida, vamos bloqueando funcionalidades no nosso corpo e um deles é a respiração. Não conseguimos aprofundar nem racionalizar o que seria fazê-la direito”, reitera a fisioterapeuta.

Marcus cita o que costuma perturbar o processo respiratório: “Padrões de comportamento, posturais, hábitos, emoções e condicionamentos, às vezes familiares ou circunstanciais. Isso tudo se sustenta em um padrão postural, uma pessoa que não mantém a coluna ereta, sempre com os ombros para a frente e as costas para trás, por exemplo. Ou quem vive em uma condição emocionalmente, psiquicamente também, por um longo tempo, sobre estresse, angústia, medo e tristeza. Tudo isso causa alteração crônica na respiração.”

Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Alunos com a coluna ereta para executarem bem a prática ensinada por Marcus Rojo
Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Instrução dada pelo expert em respiração

Hoje, a maior parte de nós, da forma em que a gente vive, tem uma condição de corpo que não é ideal, no caso, rigidez e tensões apertando a nossa dinâmica respiratória, ou apresenta uma condição psíquica emocional, como ansiedade e depressão, patologicamente, ou sem patologias, a exemplo de angústias, tristezas e medos. Tudo está diretamente ligado à respiração e perturba o nosso processo respiratório

Marcus Rojo

De acordo com o pós-graduado em ioga, o workshop teve como propósito reverter essa realidade de respiração errada, que só poderá ser atingida por um processo consciente: “Precisa trazer a presença, consciência e atenção para ir repassando por alguns pontos e tentando reprogramar o corpo a fim de reaprender aquilo que já soube fazer”. As práticas ensinadas por Marcus Rojo visaram também eliminar os fatores capazes de atrapalhar o ato de inserir e expelir ar dos pulmões acertadamente.

Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Alunos participam do workshop, realizado nesse sábado (12/8)
Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Ambiente no Centro Busco Vida, fixado na QI 19 do Lago Sul

Reprogramar

O especialista compartilha a respeito dessa reprogramação ser realizada “pouco a pouco”: “Não é em um dia, mas necessita ir dando sinais ao corpo em uma prática preferencialmente constante”. À explicação Andressa Aguzzoli acrescenta: “Esses trabalhos de workshop de ioga, de falar sobre respiração, vêm para ensinar mesmo o que esquecemos ou nunca aprendemos”. Mais do que mostrar as ferramentas em aulas e workshops, a fisioterapeuta funcional e integrativa almeja criar uma “rede”.

Nas aulas de ioga, Andressa costuma orientar os alunos: “Ensinem suas famílias o que aprendem aqui. É para levar para casa e dar aos parentes os instrumentos que funcionam como uma calma no caos”. Quando o marido, esposa ou filhos estiverem estressados, ela indica os educandos a mostrarem o passo a passo de uma respiração correta. “Chama: ‘Vem cá, senta comigo que vamos praticar uma respiração’”, recomenda. Ela executa a tática com a primogênita Betina.

Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Marcus Rojo e Andressa Aguzzoli
Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Marcus mostrou o passo a passo de algumas práticas de respiração a serem aplicadas no dia a dia
Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
A respiração quando feita de maneira correta oferece uma série de benefícios  

Para a sócio-fundadora da Aaman, transmitir conhecimento acerca da respiração se torna uma maneira de agregar valor às relações. “É poder dar algo que a pessoa vai usar por toda a vida. De pouquinho a pouquinho, proporcionamos mais saúde nesse mundo doente”, garante.

Andressa enfatizou o efeito de dispor de uma inspiração e expiração precisa quando notar os indícios de uma crise de síndrome do pânico. Segundo a instrutora de ioga, o jeito de inserir e expelir o ar dos pulmões faz toda a diferença na condição do transtorno.

“Se estou vendo que vou entrar no padrão da minha síndrome de pânico? Deixa eu parar, regular o corpo, acalmar essa mente e ver se consigo não entrar em crise”, salienta Andressa. Ela complementa: “Não é certeza não entrar nunca mais, mas [fazer exercícios de respiração] é uma forma de aprender e mostrar ao corpo quem está no comando. Está tudo certo”.

Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Larissa Borges e Andressa Aguzzoli
Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Maria Abadia, Izabela Medeiros, Cibele Baena, Marcus Rojo e Priscila Alves
Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Andressa Aguzzoli e Camila Garcia

Benefícios da respiração

De acordo com Andressa Aguzzoli, respirar bem e corretamente ajuda a tranquilizar, focar e trazer a mente para o momento presente, além de mudar o pH do sangue e auxiliar na melhora da liberação de hormônios. “Essa troca gasosa traz benefícios fisiológicos ao nosso corpo. Quanto mais básico estiver, melhor funciona. Quanto mais ácido, estará inflamado”, evidencia.

“Respirar é uma forma de voltar para si e para o que viemos fazer aqui. É importante para nós, não só nesse caráter holístico, mas também temos de estar centrados na própria vida a fim de conseguir trabalhar, treinar e se relacionar bem com as pessoas”, acentua a fisioterapeuta funcional e integrativa. Na avaliação da instrutora de ioga, a pressa atrapalha o ato de inspirar e expirar.

Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Marcus Rojo é pós-graduado em ioga
Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Os instrutores almejam que mais pessoas saibam respirar corretamente
Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Momento da aula

A sócia-fundadora da Aaman considera a respiração o ato mais potente para amenizar as condições geradas pela correria, estresse e conexão excessiva na internet. “Falamos engage, engage e engage’, mas nunca engajamos conosco”, adverte. Antes de concluir, ela explana sobre o ato de inserir e expelir o ar dos pulmões de modo certo tende a funcionar como uma autorregulação de si perante aos problemas.

“Você está no meio do furacão e ele não vai se resolver, porque independe de ti, mas o que necessita é esta autorregulação para encarar o desafio. Até as respostas perante a vida vão ser distintas, porque é diferente uma pessoa descontrolada indo resolver um problema e uma calma”, exemplifica. Andressa finaliza com: “Solucionar uma tensão na consciência, o resultado é totalmente diferenciado.”

Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Priscila Davis, Andressa Aguzzoli, Mariana Dias e Iris Sobral
Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Elise Dalmaso, Inez Cavechia e Camila Garcia
Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Gelson Leite e Deise Souza
Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Pedro Sangeon, Marcela Morais e Camila Maia
Evento com o professor Marcus Rojo - Metrópoles
Centro Busco Vida 

Serviço
Degustações: Maré Chocolate, WonderLev e Bio Smart Food
Pedras: Instituto Horus

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?