Almoço em celebração a Expo 2020 Dubai movimenta embaixada em Brasília
O evento foi recepcionado pelo embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Saleh Alsuwaidi
atualizado
Compartilhar notícia
A coluna Claudia Meireles marcou presença, na última quinta-feira (30/9), em um almoço oferecido pelo embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Saleh Alsuwaidi, para a exibição da cerimônia oficial de abertura da Expo 2020 Dubai. O evento ocorreu no Lago Sul.
As Expos Mundiais são grandes exposições públicas realizadas em diferentes partes do mundo. A primeira ocorreu no Palácio de Cristal, em Londres, em 1981, evento batizado de Grande Exposição dos Trabalhos da Indústria de Todas as Nações. Idealizada pelo príncipe Albert, marido da rainha Victoria, a Expo foi pioneira em exibir produtos manufaturados, o que influenciou o desenvolvimento de várias esferas da sociedade, como arte, comércio e relações internacionais.
O projeto de Albert foi crucial para o avanço da inovação e do discurso arquitetônico. Muitos dos monumentos mais conhecidos internacionalmente foram projetados nessas feiras. É o caso da Torre Eiffel, que tomou forma na Exposição Universal de 1889, e, até hoje, é um dos cartões postais mais icônicos do planeta.
Desde a primeira Expo Mundial, em 1851, em Londres, cada edição levanta um tema próprio, buscando deixar um impacto duradouro no caminho do progresso humano. O tema da Expo 2020 Dubai é Conectando Mentes e Criando o Futuro.
“As Exposições Mundiais reúnem as pessoas em um espírito de esperança e colaboração para um futuro melhor. E a Expo 2020 Dubai acredita que agora, mais do que nunca, a humanidade precisa se unir para lembrar o que nos une, e celebrar nosso espírito humano e ser inspirada pelos maiores exemplos de colaboração, inovação e cooperação de todo o mundo”, discursou Saleh Alsuwaidi.
Segundo o embaixador, pela primeira vez, como parte da política Uma Nação, Um Pavilhão, todos os países participantes terão seu próprio pavilhão. “Isso significa que todo país, grande ou pequeno, terá lugar no cenário global para mostrar suas conquistas, tecnologias e cultura”, explicou. Saleh acrescentou que milhões de visitantes internacionais visitarão o seu pavilhão para se encantar com o que os Emirados Árabes têm a oferecer.
Durante seis meses, de 1º de outubro deste ano até 31 de março de 2022, mais de 20 milhões de visitantes irão à primeira Expo Mundial já realizada na região do Oriente Médio, África e Sul da Ásia. Além de ser a maior demonstração mundial de brilhantismo e conquistas humanas, o evento contará com 182 dias de gastronomia fina, boa música, tecnologia de ponta, arte, ciência, cultura, criatividade e o saboroso café brasileiro.
Serão mais de 60 eventos ao vivo todos os dias. Haverá apresentações para todos, independentemente da idade, nacionalidade e cultura. “Com mais de 200 participantes, incluindo 191 países, empresas, organizações e instituições educacionais, a Expo Dubai será um exemplo brilhante da capacidade dos Emirados Árabes Unidos de unir o mundo após a pandemia”, destacou o embaixador.
A participação do Brasil na feira será por meio de um pavilhão inspirado na sustentabilidade. Mais de 10 ministérios de áreas específicas como agroindústria, turismo, agricultura e espaço estarão na Expo Dubai. O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o vice-presidente, Hamilton Mourão, visitarão o evento.
Saleh Alsuwaidi lembrou, ainda, que a relação bilateral entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos atingiu o status de Parceria Estratégica, durante a última visita de Jair Bolsonaro ao país, em outubro de 2019.
Veja as fotos do evento:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.