Alimento pouco conhecido promete ajudar a emagrecer e a desinflamar
Segundo a nutricionista, o alimento tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de contribuir com o processo de emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia
Pertencente ao grupo de mais de 60 espécies diferentes de grãos milenares, o amaranto esteve entre os ingredientes básicos consumidos pelas civilizações Inca, Maia e Asteca. Embora esteja na classificação de pseudocereal — ou seja, não é um grão de cereal como a aveia —, o alimento se torna poderoso por dispor de um leque de nutrientes.
Colaboradora do portal de saúde e bem-estar Healthline, a nutricionista Rachael Ajmera listou os “benefícios impressionantes” do amaranto para a saúde. De acordo com a escritora de livros sobre nutrição, o grão apresenta micronutrientes e propriedades anti-inflamatórias, além de poder ajudar a reduzir o colesterol e turbinar a perda de peso.
Segundo a especialista, o pseudocereal só recebeu a devida popularidade recentemente. Na avaliação de Rachael, o amaranto tem um “sabor terroso e de nozes”. Aos celíacos, fica o aviso de que o alimento não contém glúten. “É rico em proteínas, fibras, micronutrientes e antioxidantes”, detalhou a expert.
Para mostrar o quanto o alimento é “altamente nutritivo”, a especialista explicou que uma xícara com 246 gramas de amaranto cozido fornece ao organismo manganês, magnésio, ferro, selênio, fósforo e cobre, sem contar o teor de proteína.
“O amaranto é rico em manganês, mineral especialmente importante para a função cerebral. O alimento tem magnésio, um nutriente essencial envolvido em quase 300 reações no corpo, incluindo a síntese de DNA e a contração muscular. Já o fósforo contribui para a saúde óssea e o ferro ajuda o corpo a produzir sangue”, numerou a nutricionista.
Inflamação
Resposta imunológica para proteger o corpo de infecções e lesões, a inflamação quando crônica tende a contribuir para o aparecimento de doenças, a exemplo das autoimunes. Há estudos que mostraram o efeito anti-inflamatório do amaranto, conforme frisou a especialista.
“Em um estudo de tubo de ensaio, notou-se que o amaranto reduziu vários marcadores de inflamação. Da mesma forma, uma pesquisa feita com animais mostrou que o alimento ajudou a inibir a produção de imunoglobulina E, um tipo de anticorpo envolvido na inflamação alérgica”, acrescentou Rachael Ajmera.
Emagrecimento
De acordo com a expert, o amaranto pode ser uma boa opção a quem está em processo de emagrecimento em razão de conter alto teor de fibras. Rachael evidenciou que o nutriente básico do grão se move lentamente pelo trato gastrointestinal sem ser digerido, auxiliando na sensação de saciedade.
Antioxidantes
Mais um dos benefícios do amaranto está em conter antioxidantes. “São compostos naturais que ajudam a proteger contra os nocivos radicais livres, capazes de causar danos às células e contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas”, ressaltou Rachael.
No artigo escrito para a Healthline, a expert de nutrição citou um estudo feito em camundongos. Por meio da pesquisa, descobriram que o amaranto aumentou a atividade de alguns antioxidantes e auxiliou na proteção do fígado contra o álcool nos animais.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.