Alimento poderoso favorece o cérebro e o coração; veja benefícios
A nutricionista Kristy Del Coro sugeriu comer um alimento por ajudar a saúde do cérebro e fornecer benefícios até para o intestino
atualizado
Compartilhar notícia
Embora possam ser consumidos sozinho, há quem prefira adicionar um típico alimento brasileiro no iogurte, sorvete, açaí e até na salada. Caso o seu palpite seja a castanha-de-caju, acertou. A oleaginosa soma inúmeros benefícios capazes de melhorar a saúde do cérebro e do coração, segundo a nutricionista Kristy Del Coro.
Com formação em nutrição clínica pela Universidade de Nova York, Kristy elaborou um artigo para o portal de saúde Real Simple. No conteúdo, a especialista frisou que as castanhas-de-caju “contêm uma longa lista de nutrientes benéficos, por isso faz sentido incorporá-las ao plano alimentar”.
A nutricionista alertou quanto à aquisição do alimento. Ela orientou apostar em castanha-de-caju crua “sempre que possível”. “As opções salgadas e torradas são um lanche saboroso, mas podem ser ricos em sódio, açúcar e gorduras adicionais”, listou. Kristy destacou que o alimento se enquadra no rol dos proteicos.
Abaixo, confira os bônus de comer o alimento poderoso!
1. Rico em proteínas
De acordo com a expert, a proteína é um macronutriente essencial e, por isso, deve-se ingeri-la “em abundância” todos os dias de diferentes fontes alimentares. “É o alicerce da vida, contribuindo para músculos saudáveis e apoiando funções corporais como a reparação celular”, elencou. As castanhas-de-caju são fontes da substância.
Kristy explicou que um adulto saudável precisa consumir 0,8 gramas de proteína por quilograma de peso corporal. Dessa forma, a especialista detalhou que comer castanha-de-caju ou adicioná-la às refeições “torna mais fácil atender às necessidades” da quantidade diária da substância. No caso, 18 sementes dispõem de cinco gramas do macronutriente.
2. Gorduras saudáveis
As gorduras saudáveis se referem às monoinsaturadas e poli-insaturadas, que tendem a ajudar a reduzir o colesterol e a manter a saúde das células, conforme mencionou a expert.
“Uma porção de castanha-de-caju oferece 6,75 gramas de gordura monoinsaturada e 2,22 gramas de gordura poli-insaturada. Os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 são gorduras poli-insaturadas, o que torna essa oleaginosa uma ótima fonte”, argumentou Kristy Del Coro.
Caso pense em comer grandes quantidades do alimento devido aos benefícios, a nutricionista deixou um aviso: “Devem ser apreciados com moderação. Uma pequena quantidade ajuda bastante”. A castanha-de-caju também traz na composição um teor de gordura saturada, classificada como ruim.
3. Saúde do coração
A expert assegura que as gorduras positivas presentes na oleaginosa favorecem também a saúde do coração: “Quando usada para substituir alimentos ricos em açúcares e amidos com baixo teor de fibras, foi demonstrado que o caju reduz o colesterol ‘ruim’ , que é o tipo que pode levar a doenças cardíacas”.
Em um relatório, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) enfatizou que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Estima-se que 17,9 milhões de pessoas faleceram devido a essas enfermidades em 2016, número que representou 31% de todos os óbitos em nível global.
4. Saúde do cérebro e a mental
“Comer alimentos ricos em ômega 3 é uma jogada inteligente para a saúde do cérebro. Esses ácidos graxos têm sido positivamente associados à circulação, estrutura e função saudáveis do órgão”, atestou Kristy Del Coro.
A nutricionista enfatizou que a castanha-de-caju, por ser rica em ômega 3, ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, “apoia a densidade da matéria branca e cinzenta”, reduz o aparecimento de doenças neurodegenerativas, aumenta a função cognitiva e diminui a inflamação.
Outro bônus decorrente da ingestão da oleaginosa é o triptofano. A expert esclareceu que esse aminoácido atua para criar e aumentar os níveis do neurotransmissor serotonina, também conhecido como hormônio da felicidade. “Estabiliza o humor, regula o sono e auxilia na digestão”, salientou.
5. Dieta saudável para o intestino
Segundo Kristy, outro benefício de consumir o alimento está em auxiliar a saúde do intestino por oferecer quantidades modestas de fibras e compostos vegetais anti-inflamatórios. A castanha-de-caju traz na composição prebióticos. Esses componentes contribuem com a melhoria da função imunológica, além de reduzir a inflamação.
6. Saciedade
A expert garantiu que a castanha-de-caju oferece a sensação de saciedade por conta do “poder nutricional”. No caso, o alimento é rico em proteínas, fibras e gorduras saudáveis. Esses compostos tendem a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, o controle do peso.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.