metropoles.com

“Alimento do futuro” tem fontes anticancerígenas e regula o colesterol

Conheça o alimento com propriedades nutritivas benéficas para a saúde, a exemplo de reduzir o colesterol e ter propriedades anticancerígenas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
LarisaBlinova/Getty Images
Foto colorida de cacto nopal, sendo um cortado em fatias e outro inteiro, próximo a uma tábua de madeira - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de cacto nopal, sendo um cortado em fatias e outro inteiro, próximo a uma tábua de madeira - Metrópoles - Foto: LarisaBlinova/Getty Images

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) definiu uma espécie de cacto, típico do continente americano, como “alimento do futuro”. Trata-se do nopal, planta com propriedades nutritivas benéficas para a saúde. A sugestão costuma integrar as refeições dos mexicanos e era um ingrediente certo no prato dos astecas.

Em um artigo, a FAO descreveu o nopal como “essencial para a alimentação”. “O cacto pera é originalmente indígena do México, mas agora é encontrado em áreas secas de todo o mundo”, escreveu. De acordo com a organização, a planta pode ser consumida de forma fresca em saladas ou transformada em xaropes e geleias.

Foto colorida de cactos em um fundo azul - Metrópoles
O nopal é uma espécie de cacto

“O nopal, fruto do cacto pera, é tolerante à seca. Fornece uma boa fonte de antioxidantes e vitaminas, especialmente vitamina C”, complementou a FAO em um texto sobre o Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras, celebrado em 2021. Entre os nutrientes presentes na planta estão fibras, magnésio, ferro, potássio, alumínio, proteínas e clorofila.

O nopal entrou para a lista da FAO por sobreviver a temperaturas de até 66°C. Devido aos reflexos do aquecimento global, o cacto tende a ser uma opção de alimento para a população de lugares de zonas áridas e secas, que, consequentemente, sofrem com a escassez de chuvas por longos períodos.

Foto colorida de salada colorida em prato amarelo - Metrópoles
A planta pode ser consumida em saladas

Conforme estudos científicos apurados pela Radio France International (RFI), a planta dispõe de propriedades anticancerígenas. A depender do modo de preparo, o nopal pode reduzir a concentração de glicose no sangue, regular o nível de colesterol e também costuma ser utilizado como medicação para gastrite e cólicas intestinais.

O nopal é considerado um “alimento milenar” por ter feito parte das refeições dos astecas. À época, era usado para ajudar no tratamento de doenças de pele, queimaduras e contusões. Há pesquisas que mostram o potencial anti-inflamatório do cacto. A planta soma uma variedade de vitaminas, entre elas, a A, B, C e K.

Foto colorida de mão segurando copo com bebida verde dentro. Ao fundo, há cactos - Metrópoles
Outra opção para consumir o nopal é na forma de suco

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?