“Alimento do futuro” tem fontes anticancerígenas e regula o colesterol
Conheça o alimento com propriedades nutritivas benéficas para a saúde, a exemplo de reduzir o colesterol e ter propriedades anticancerígenas
atualizado
Compartilhar notícia
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) definiu uma espécie de cacto, típico do continente americano, como “alimento do futuro”. Trata-se do nopal, planta com propriedades nutritivas benéficas para a saúde. A sugestão costuma integrar as refeições dos mexicanos e era um ingrediente certo no prato dos astecas.
Em um artigo, a FAO descreveu o nopal como “essencial para a alimentação”. “O cacto pera é originalmente indígena do México, mas agora é encontrado em áreas secas de todo o mundo”, escreveu. De acordo com a organização, a planta pode ser consumida de forma fresca em saladas ou transformada em xaropes e geleias.
“O nopal, fruto do cacto pera, é tolerante à seca. Fornece uma boa fonte de antioxidantes e vitaminas, especialmente vitamina C”, complementou a FAO em um texto sobre o Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras, celebrado em 2021. Entre os nutrientes presentes na planta estão fibras, magnésio, ferro, potássio, alumínio, proteínas e clorofila.
O nopal entrou para a lista da FAO por sobreviver a temperaturas de até 66°C. Devido aos reflexos do aquecimento global, o cacto tende a ser uma opção de alimento para a população de lugares de zonas áridas e secas, que, consequentemente, sofrem com a escassez de chuvas por longos períodos.
Conforme estudos científicos apurados pela Radio France International (RFI), a planta dispõe de propriedades anticancerígenas. A depender do modo de preparo, o nopal pode reduzir a concentração de glicose no sangue, regular o nível de colesterol e também costuma ser utilizado como medicação para gastrite e cólicas intestinais.
O nopal é considerado um “alimento milenar” por ter feito parte das refeições dos astecas. À época, era usado para ajudar no tratamento de doenças de pele, queimaduras e contusões. Há pesquisas que mostram o potencial anti-inflamatório do cacto. A planta soma uma variedade de vitaminas, entre elas, a A, B, C e K.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.