metropoles.com

Alimento acessível “destrói” a pele e acentua o envelhecimento; veja

Para entender como esse alimento danifica a pele e acelera o envelhecimento, a coluna conversou com a dermatologista Ana Carolina Sumam

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dimitri Otis/Getty Images
Foto colorida de mulher com parte do rosto coberto por foto com pele envelhecida - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher com parte do rosto coberto por foto com pele envelhecida - Metrópoles - Foto: Dimitri Otis/Getty Images

Passar protetor solar, aplicar fórmulas de skincare, não se expor ao sol, ter boas noites de sono e tomar bastante água. Quando somados, ou melhor, feitos rotineiramente, esses hábitos podem ser o combo quase perfeito para prevenir o envelhecimento da pele. Entretanto, um detalhe pode colocar praticamente tudo a perder: a alimentação.

De acordo com o médico gastroenterologista Saurabh Sethi, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, há um alimento que deveria ser eliminado do prato por servir como uma bomba pró-envelhecimento. Consumida “geladinha” para acompanhar as refeições, essa opção atende pelo nome de refrigerante.

Foto colorida de mulher segurando copo de água e de refrigerante - Metrópoles
O refrigerante danifica a saúde da pele

Para entender como a bebida afeta a saúde da pele e acentua o envelhecimento, a coluna Claudia Meireles conversou com a dermatologista Ana Carolina Sumam, do Rio de Janeiro. Segundo a médica membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD), o refrigerante prejudica a cútis em razão do alto índice glicêmico, no caso, pelos açúcares contidos no alimento.

“Os carboidratos contribuem para um processo chamado de glicação, que é uma destruição das fibras colágenas e elásticas. É como se essas fibras fossem ficando mais enrijecidas e, consequentemente, perdem a sua função”, explica a médica. Em um copo de 200 ml de refrigerante, há entre 10 gramas e 22 gramas de açúcar.

Foto colorida de mulher branca com pele jovem que segura foto com olho e pele envelhecidos - Metrópoles
Alimentos com alto índice glicêmico ajudam a destruir as fibras elásticas e de colágeno da pele

Ana Carolina acrescenta que “qualquer alimento com alto índice glicêmico ocasiona esse processo de glicação”. Conforme a dermatologista, esse efeito provoca um impacto negativo na qualidade da pele, principalmente na matriz extracelular, por conta da destruição das fibras colágenas e elásticas.

Tanto a elastina quanto o colágeno oferecem firmeza, elasticidade e jovialidade para a pele. Outras condições negativas tendem a surgir na cútis devido à composição da bebida. “Alimentos com alto índice glicêmico também podem contribuir para o aumento da oleosidade da pele e da acne. Esses são os principais efeitos negativos do refrigerante na pele”, aponta a médica.

Foto de uma lata de refrigente sendo despejada em um copo de vidro- Metrópoles
O refrigerante é rico em açúcar

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?