Alimento acessível ajuda soltar o intestino e a perder peso
Confira qual alimento acessível, versátil e rico em nutrientes traz diversos benefícios para a saúde, inclusive a perda de peso
atualizado
Compartilhar notícia
Presente no curau, na pamonha, no bolo, na pipoca e em diversas receitas brasileiras, o milho é um alimento extremamente versátil que traz vários benefícios à saúde e contribui para uma dieta nutritiva.
Uma das principais vantagens do milho é não ter glúten e contar com pouca gordura, de acordo com o site Johns Hopkins Medicine. Além de ter uma pequena quantidade de gordura, ainda é a poli-insaturada, um tipo que pode reduzir o colesterol e a inflamação.
Rico em proteína, vitamina A e carboidratos, o grão ainda contém antioxidantes que impulsionam a imunidade e aumentam a saúde ocular, como vitamina C, luteína e zeaxantina.
O milho também ostenta grandes quantidades de fibras solúveis e insolúveis, cruciais para o bom funcionamento do intestino. Por aumentar a saciedade, ainda ajuda na perda de peso.
A pele que reveste o alimento queridinho dos brasileiros é uma fibra insolúvel, o que significa que o corpo não consegue digerir e chega ao intestino sem se decompor. Por ser indigerível, a película do milho adiciona volume aos movimentos intestinais e também atua como prebiótico, o que diminui a constipação.
Apesar de serem pequenas quantidades, o milho se torna ainda mais nutritivo e importante para saúde por ter vitaminas B, magnésio e potássio.
Como consumir o alimento
Sozinho, cozido ou assado, o milho é excelente para a saúde, mas o cereal também pode ser encontrado em diversas receitas. Ao Johns Hopkins Medicine, a nutricionista Sofia Wicker Velez indicou combiná-lo com outros alimentos: “As tortilhas de milho são um alimento básico da comida mexicana e, quando combinadas com vegetais e proteínas, podem criar uma refeição balanceada.”
Além das tortilhas, a nutricionista também citou os cereais matinais à base de milho, que podem ser opções saudáveis.
“As crianças adoram cereais à base de milho, e os tipos com menos adição de açúcar podem ser um café da manhã ou lanche fácil de preparar com adição de leite, iogurte ou frutas”, salientou Wicker Velez.
Uma das melhores formas de consumir o cereal é a pipoca, mas é preciso estar atento à quantidade de gordura e sódio adicionados ao preparo do alimento. Fuja, ainda, das comercializadas em cinemas ou a versão de micro-ondas.
Alimentos derivados do legume, como o óleo de milho, também são considerados opções benéficas para a saúde. De acordo com o Johns Hopkins Medicine, o óleo de milho é uma fonte natural de CoQ10, vitamina relacionada à saúde do coração.
Usada em polentas, broas e bolos, a farinha do cereal também é uma forma versátil de consumir o alimento. No entanto, assim como a pipoca, é importante optar por receitas pobres em açúcar e gordura para não anular os benefícios da farinha do grão.
Formas perigosas de consumir milho
Com tantas formas de consumir o alimento multifacetado, algumas podem não ser benéficas para o organismo. O xarope de milho, por exemplo, é utilizado para adicionar textura e doçura a muitos alimentos processados.
De acordo com Wicker Velez, o xarope do legume é basicamente glicose pura, molécula diferente do açúcar granulado comum, que é a sacarose. “O xarope de milho rico em frutose, ou HFCS, é outra variedade processada para transformar a glicose em frutose, que é duas vezes mais doce que a sacarose”, disse a nutricionista.
Segundo Wicker Velez, não existem grandes diferenças entre açúcar convencional, HFCS e outros adoçantes, como o agave. Mesmo com as semelhanças, ela afirma que o HFCS é uma opção mais barata e, por isso, está presente em alimentos processados, que são relacionados à obesidade e outros quadros que comprometem o bem-estar do organismo.
A nutricionista ainda alertou para a pobreza nutricional dos alimentos adoçados com HFCS. “Doces e outros produtos de panificação processados, além de refrigerantes feitos com HFCS, provavelmente contêm pouca ou nenhuma proteína ou fibra, então não farão a pessoa se sentir saciada”, ressaltou.
Além dos alimentos com xarope de milho, outros processados feitos com o grão também precisam de atenção redobrada. “Fique atento aos alimentos com muita adição de açúcar, sódio ou gorduras saturadas ou trans”, indicou Wicker Velez.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram