Alerta: sintoma “comum” pode ser sinal de insuficiência cardíaca
Poucos sabem, mas sintoma considerado comum (e difícil de notar pela manhã) pode ser sinal de insuficiência cardíaca
atualizado
Compartilhar notícia
A insuficiência cardíaca é uma doença difícil de ser detectada com antecedência, o que demanda uma atenção redobrada. O problema ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente pelo corpo e, consequentemente, não fornece a quantidade adequada de oxigênio.
De acordo com o site britânico Mirror, essa condição costuma acontecer quando o coração fica fraco ou enrijecido. A insuficiência cardíaca pode ser causada por ataques cardíacos, cardiomiopatia e também pode ser provocada por pressão alta.
Em muitos casos de insuficiência cardíaca, os pacientes sentem sintomas que poderiam ter sido avaliados anteriormente.
Segundo o NHS, entre os sinais precoces da doença está o inchaço dos tornozelos e das pernas, que costuma ser mais evidente com o passar do dia do que pela manhã.
Caso o inchaço causado por um “acúmulo de líquido” nos tornozelos, pés ou pernas não melhore em poucos dias, é necessário procurar auxílio médico.
Apesar de ser importante monitorar as causas do edema, ele também pode ser provocado por condições como entorse, picada de inseto, coágulo sanguíneo e infecção.
Outras causas de edema mais leves são peso elevado, gravidez, efeito colateral de alguns medicamentos – esteroides e antidepressivos – e passar muito tempo na mesma posição. Como o sintoma está associado a muitas condições, o NHS recomenda que as pessoas façam exercícios suaves e elevem a área inchada, quando possível, antes de consultar um especialista.
Segundo o Mirror, os sinais de insuficiência cardíaca variam de pessoa para pessoa e podem ser repentinos ou evoluírem gradualmente ao longo de semanas ou meses. Outros alertas para a condição são falta de ar, fadiga, tontura, desmaio, respiração ofegante, depressão e ansiedade.
Caso os sintomas se tornem corriqueiros, piores ou persistam mesmo após tratamentos, procure urgentemente auxílio médico.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram