Alerta! Rainha muda tradição e preocupa súditos com problemas de saúde
A rainha de 96 anos deveria marcar presença em tradicional cerimônia, a ser realizada nesta terça-feira (9/8), mas cancelou o evento
atualizado
Compartilhar notícia
Conforme revelou o portal The Mirror, as tradicionais boas-vindas da rainha Elizabeth II ao Castelo de Balmoral tiveram de ser canceladas. Com 96 anos, a matriarca da dinastia Windsor enfrenta novos problemas de saúde, razão pela qual ela não comparecerá ao evento. Pela agenda, a monarca deveria marcar presença na cerimônia, a ser realizada em solo escocês nesta terça-feira (9/8). Devido à condição da soberana, um “pequeno evento privado” entrou no lugar.
De acordo com o tabloide inglês, Betinha — apelido dado pelos brasileiros à soberana — estava confirmada na cerimônia até poucos dias atrás. Será a primeira vez em décadas que Elizabeth não aparecerá nos portões do castelo para cumprimentar os súditos. A cerimônia costuma marcar o início das férias de verão da chefe da monarquia. “As tradicionais boas-vindas a Balmoral são normalmente estabelecidas no calendário da rainha”, revelou uma fonte real.
“É algo que sua majestade realmente gosta, sendo capaz de saudar os moradores que viajam para vê-la. É uma decepção amarga que a cerimônia não ocorra em sua forma tradicional”, salientou o informante ao The Mirror.
Com o burburinho midiático em torno da saúde da rainha Elizabeth, o Palácio de Buckingham tentou abafar e amenizar as preocupações. Segundo a Coroa britânica, a cerimônia privada estava “de acordo com a adaptação da agenda de Sua Majestade para seu conforto”.
Ao portal, outros mensageiros alegaram que a mudança de planos é “um sinal do que está por vir”. No início do ano, a soberana testou positivo para a Covid-19. Meses antes, ela sofreu uma torção na coluna. Desde então, está muito debilitada.
Em outubro, causou alarde a internação de Elizabeth no Hospital Rei Edward VII, em Londres. A rainha passou uma madrugada no hospital por “questões práticas”.
À época, a correspondente de assuntos realeza na BBC, Jennie Bond, defendeu a tese de que o Palácio de Buckingham costuma esconder a verdadeira condição da monarca: “Pode haver alguns problemas de saúde subjacentes sobre os quais não fomos informados, o que fez com que ela [Elizabeth] ficasse no hospital por uma noite.”
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.