metropoles.com

Além do feijão: 3 alimentos a serem consumidos por quem tem anemia

A nutricionista Fernanda Ferreira orienta quem tem anemia a adicionar três alimentos às refeições. As opções são ricas em ferro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de alimentos em cima de uma mesa e de uma tábua, como peixes, grãos, vegetais, chocolate, pães e carnes - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de alimentos em cima de uma mesa e de uma tábua, como peixes, grãos, vegetais, chocolate, pães e carnes - Metrópoles - Foto: Getty Images

Conforme dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) de 2022, realizada pelo Ministério de Saúde, a prevalência de anemia em mulheres no Brasil é “elevada”, com o índice de 29,4%. Já o percentual de crianças menores de 5 anos com a doença atingiu 20,9%, ou seja, aproximadamente 3 milhões.

Para entender mais a respeito da anemia ferropriva — condição causada pela deficiência de ferro no organismo —, a coluna Claudia Meireles conversou com a nutricionista Fernanda Ferreira, de Cuiabá (MT). A pós-graduada em nutrição clínica e funcional listou quais alimentos devem ser consumidos por quem tem a doença.

Foto colorida de prato branco com a palavra anemia. Tem um garfo e uma faca ao lado - Metrópoles
Alguns alimentos devem ser consumidos com maior frequência por quem tem anemia

Fernanda salienta que o ferro é essencial para a produção de hemoglobina, proteína presente nos glóbulos vermelhos responsável por transportar oxigênio pelo corpo. “Quando há uma falta de ferro, a capacidade do sangue de transportar oxigênio fica comprometida, levando a sintomas como fadiga, fraqueza, palidez e falta de ar”, frisa.

A nutricionista sustenta que a falta de ferro quando “severa” pode desencadear até problemas cardíacos. A especialista explica sobre a “dietoterapia para anemia ferropriva” envolver principalmente a ingestão de alimentos ricos do nutriente. Ela elucida que existem duas formas do ativo nos alimentos, o heme e o não heme.

Conforme a pós-graduada em nutrição clínica e funcional, o ferro heme é encontrado em carnes, ovos e peixes: “Apresenta alta disponibilidade, sendo absorvido pelo intestino em maior porcentagem de 10% a 30% do que o ferro não heme”.

carne vermelha
A especialista em nutrição propõe adicionar a carne vermelha nas refeições

Em relação ao ferro não heme, Fernanda detalha que o componente está presente em alimentos de origem vegetal, a exemplo de feijões, lentilhas, espinafre e cereais fortificados. “Esse tipo de ferro exige um esforço maior do corpo para absorvê-lo e, por isso, precisa ser consumido em maior quantidade”, cita.

Quanto aos alimentos a serem incluídos nas refeições de quem tem anemia, a nutricionista emplaca no topo da lista alguns tipos de carne vermelha, como bovina, suína e de cordeiro. “São boas opções e excelentes fontes de ferro heme, que é facilmente absorvido pelo organismo”, enfatiza.

Foto colorida de folhas de espinafre dentro de uma panela - Metrópoles
Espinafre é uma excelente fonte de ácido fólico e de ferro

A profissional de nutrição orienta comer espinafre, por ser uma verdura com quantidades significativas de ferro não heme. “O vegetal é uma fonte de folato e vitamina C, capazes de contribuir com a absorção do nutriente”, argumenta. Encerrando o trio de alimentos, Fernanda orienta comer frutos do mar.

“Peixes, como atum e sardinha, e mariscos, a exemplo das ostras, são boas fontes de ferro, especialmente o tipo heme”, recomenda a especialista.

Quem tem anemia, Fernanda Ferreira aconselha consumir alimentos ricos em ferro e combiná-los com fontes de vitamina C. “A junção promove uma maior biodisponibilidade no organismo, ou seja, gera melhor absorção dos nutrientes disponíveis nesses alimentos”, endossa.

Sardinha
Peixes, como sardinhas e atum, integram o rol de alimentos indicados pela nutricionista

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?