metropoles.com

Além de chá e sopa: 5 alimentos para comer sempre que estiver doente

Veja a lista dos alimentos a serem consumidos quando estiver “dodói”. A alimentação correta pode encurtar o processo de recuperação

atualizado

Compartilhar notícia

Obradovic/Getty Images
Foto colorida de mulher comendo. Ela está em uma cama e ao lado de frascos de remédio e de uma xícara de chá - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher comendo. Ela está em uma cama e ao lado de frascos de remédio e de uma xícara de chá - Metrópoles - Foto: Obradovic/Getty Images

Ficar sem adoecer nas estações outono e inverno é quase tirar a sorte grande em uma premiação. Há quem faça referência das duas temporadas de frio a resfriados, gripes e às doenças com o término da palavra em “ite”, sendo elas bronquite, sinusite e rinite. Quem não saiu ileso das condições precisa comer determinados alimentos quando estiver com febre, corpo mole, dor de cabeça e garganta pode aliviar os sintomas das condições e encurtar o processo de recuperação.

Entre as recomendações dos médicos a pessoas doentes, uma comum envolve ingerir chá e sopa, opções classificadas como saudáveis. O portal de saúde e bem-estar Health expandiu a lista dos alimentos a serem consumidos sempre que você estiver “dodói”. Apesar de muitas vezes a enfermidade te deixar sem apetite, saiba que a alimentação será a responsável por ajudar o corpo a se restaurar e a mantê-lo com os nutrientes necessários ao funcionamento ideal.

1. Feijão

Quando criança se escuta dos pais ou parentes: “Come feijão para ficar forte”. A máxima é verdadeira, afinal o alimento traz na composição alto teor de fibras, proteínas e ferro, ativos indispensáveis para a recuperação de doenças e condições infectocontagiosas. Segundo o portal, ingerir o grão contribuirá para fortalecer o sistema imunológico. Por ser fonte de magnésio, o feijão funciona de modo a reduzir a inflamação, o que muitas vezes resulta em dores durante a infecção.

Quem sofre com constipação vale investir no alimento, em especial o de tonalidade preta.

Foto de feijão preto dentro de uma tigela. Há uma colher com o alimento - Metrópoles
O feijão é um alimento nutritivo

2. “Leite dourado”

Conhecida como leite dourado, a bebida quente tradicional na Índia tende a ajudar a diminuir os sintomas de resfriados e gripes. A receita consiste em misturar leite e açafrão. Em relação ao tempero, o portal de saúde destacou que o seu principal composto ativo é a curcumina, que atua como antioxidante no organismo. Por conter essa propriedade, a especiaria trabalha no combate de bactérias, fungos e vírus que ocasionam infecções.

“As infecções podem irritar e inflamar os vasos sanguíneos do nariz , dificultando a respiração. Bebidas quentes como leite dourado podem aliviar o nariz entupido. As pessoas também consomem tradicionalmente a receita para aliviar dores de garganta e reduzir a febre”, escreveu o Health.

Foto colorida de dois copos com leite dourado ao lado de uma colher de açafrão - Metrópoles
O leite dourado tem açafrão no preparo

3. Iogurte com baixo teor ou sem gordura

O intestino passou a ser descrito por cientistas como o “segundo cérebro”. Manter o bom funcionamento do órgão é extremamente fundamental para a saúde como um todo devido conter em seu interior cerca de 70% das células do sistema imunológico. Pensando em como melhorar o trato intestinal, o iogurte surge como uma opção bastante adequada por trazer na composição probióticos.

Quanto aos iogurtes, consuma opções com baixo teor ou sem gordura. Quem apresenta intolerância à lactose, o tipo grego pode substituir o tradicional. O Health explicou os probióticos são “bactérias que apoiam a saúde intestinal”. Dessa forma, ingerir o alimento com frequência colabora com a regulação da homeostase, ou seja, o equilíbrio do órgão e, assim, tende a favorecer o sistema imunológico, deixando o forte para combater as infecções.

Foto colorida de bowl com iogurte dentro e ao redor, frutas vermelhas - Metrópoles
O iogurte indicado deve ter o mínimo de gordura

4. Peixes gordurosos

Ricos em ácidos graxos ômega 3, os peixes gordurosos — sardinhas, atum, salmão, cavalinha e arenque — ajudam a reduzir a inflamação, isto é, um “sinal de que o corpo está em processo de se livrar de uma infecção, como um resfriado ou gripe”, conforme esclareceu o portal de saúde e nutrição. Em casos de alergia, esses alimentos atuam no organismo de forma a aliviar sintomas, como a coceira.

5. Ovos

Em casos de náuseas ou vômitos, vale investir no consumo de ovos cozidos, pois “fazem parte de uma dieta leve”. No artigo, o Health ressaltou que a opção saudável deve ser ingerida em porções menores que o normal para não irritar a garganta nem o estômago: “Mastigue lentamente”. Com ação antioxidante, o alimento é fonte de selênio, magnésio, zinco, ácido fólico e das vitaminas A, B6, B12, K e E.

Foto colorida de ovos cortados ao meio em bowl na cor verde - Metrópoles
O ovo é um superalimento, rico em diversos nutrientes, especialmente em proteínas

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?