Água de quiabo: o que diz a ciência sobre truque “milagroso” do TikTok
Saiba se a água de quiabo ajuda a perder peso, a controlar o açúcar no sangue e a melhorar a digestão e a saúde da pele, como promete
atualizado
Compartilhar notícia
O TikTok surgiu não apenas como uma ferramenta de entretenimento e rede social, mas também como uma plataforma repleta de informações úteis para o dia a dia. Dicas práticas para o cotidiano, truques considerados “milagrosos” e até receitas caseiras dominaram o aplicativo por meio de vídeos que se difundiram entre os internautas.
Um dos assuntos que viralizaram na rede nos últimos tempos é a hashtag #okrawater, que significa, em português, água de quiabo. Segundo algumas publicações, a mistura feita com apenas dois ingredientes encontrados na cozinha pode ajudar na perda de peso, no controle de açúcar no sangue, na melhora da digestão e até na saúde da pele.
Afinal, o que a ciência diz a respeito dessa bebida?
Antes de saber as evidências envolvendo essa receita caseira tão propagada na internet, é importante entender do que ela se trata. A água de quiabo é feita por meio da imersão de vagens de quiabo (a parte comestível da planta) em água por várias horas ou durante a noite. O resultado é uma bebida expressa e transparente.
O quiabo, por si só, é rico em antioxidantes, além de vitaminas e minerais, sem contar com as fibras, que são cruciais para uma digestão adequada. De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, em uma xícara de quiabo cru há 33 calorias, 1,93g de proteínas, 0,19g de gordura, 7,45g de carboidratos, 3,2g de fibras, 1,48g de açúcar, 299mg de potássio, 82mg de cálcio, 23mg de vitamina C, 57mg de magnésio e 61mg de fósforo.
No entanto, apesar desses dados, ainda não se sabe o quanto desses micronutrientes tão transferidos para a água de quiabo.
De acordo com a publicação Everyday Health, embora as pesquisas mostrem que o alimento está associado a benefícios para a saúde, ainda não dá para “cravar” que a água feita a partir do vegetal seja igualmente recomendada. “A água de quiabo pode ser considerada uma bebida saudável se você gosta do sabor e está procurando uma maneira de baixo teor calórico de adicionar sabor à sua dieta”, disse o nutricionista Scott Keatley ao site.
“Ela contém algumas vitaminas e antioxidantes do quiabo, mas você não conseguirá extrair todos os nutrientes apenas com água e não obterá quase nenhuma fibra, que é o verdadeiro benefício do quiabo para a saúde”, acrescentou.
Perda de peso
Não há evidências diretas de que a bebida ajude na perda de peso, mas o quiabo, em si, pode apoiar esse efeito, ao promover sensações de saciedade devido ao alto teor de fibras. Consequentemente, seu consumo reduz potencialmente a ingestão de calorias, conforme destacou a nutricionista Alyssa Simpson.
Mesmo assim, vale lembrar que a água pura já é um fator de influência na perda de peso, especialmente quando trocada por bebidas com alto teor calórico, como refrigerantes e sucos.
Controle do açúcar no sangue
Alyssa explicou que pesquisas limitadas sugerem que o quiabo pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, provavelmente devido às fibras e compostos presentes nele que retardam a absorção do açúcar e melhoram a sensibilidade à insulina.
Contudo, são necessários mais estudos para determinar se os efeitos do consumo de água de quiabo seriam semelhantes.
Melhor digestão
Por ser repleto de fibras, o quiabo auxilia na prevenção da constipação e apoia os movimentos intestinais regulares. Entretanto, não se pode afirmar o mesmo em relação à água de quiabo, devido, novamente, à falta de pesquisas sobre o assunto.
Mais hidratação
As evidências anteriores são poucas, mas, talvez, o maior benefício da água de quiabo seja o poder de hidratação que ela tem. “A água de quiabo é benéfica para a hidratação porque é composta principalmente de água”, ressaltou Alyssa Simpson à publicação. “Além disso, fornece eletrólitos como potássio e magnésio, que ajudam a manter o equilíbrio de fluidos no corpo”, acrescentou a nutricionista.
Aparência da pele
O alimento tem propriedades que nutrem e protegem a pele, como antioxidantes, vitaminas e minerais.
Porém, conforme o nutricionista Scott Keatley lembrou ao site, “não há evidências de que a água de quiabo seja um elixir mágico para a saúde da pele”. “O aumento da ingestão de água é o culpado mais provável pela melhoria da pele”, disse.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.