Afrodisíacos: 5 alimentos para aumentar a libido e entrar no clima
Pesquisa revela quais alimentos afrodisíacos combatem a disfunção erétil sem causar efeitos colaterais
atualizado
Compartilhar notícia
Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia demonstrou que 59% dos homens convivem com a incapacidade ou a falta de vigor na hora de manter a ereção em uma relação sexual.
Os tratamentos para disfunção erétil são diversos, mas, segundo o artigo da Pharmacognosy Review, o uso de alimentos afrodisíacos tem sido uma alternativa bastante popular para melhorar o desempenho e o desejo sexual, principalmente por ter menos efeitos colaterais.
Para ser considerado afrodisíaco, o alimento precisa aumentar a libido, aumentar o prazer e/ou melhorar a potência na hora do sexo, podendo ter uma ou as três características. Em uma entrevista ao portal Eat This, Not That, a nutricionista norte-americana Lisa Young destacou que as ostras são as principais escolhas para abrir o apetite sexual.
“Elas são ricas em ômega-3, o que pode aumentar o fluxo sanguíneo e ajudar na função erétil e testicular. A fama de serem catalisadoras da libido também tem a ver com o alimento ser rico em zinco, que pode desempenhar um papel na regulação da produção de testosterona”, comentou.
Outros alimentos também entram na lista dos mais afrodisíacos. Veja quais são:
Abacate
A especialista em nutrição Lisa Young chamou atenção para uma substância presente tanto no abacate quanto liberada no orgasmo: a histamina. Ela explica que a fruta é rica em folato e vitamina B, substâncias responsáveis por produzir o composto que deixa o corpo mais excitado.
Pistache
Um estudo, publicado no International Journal of Impotence Research, investigou os efeitos do pistache no corpo masculino. O resultado foi impressionante: 17 homens que apresentavam quadro de disfunção erétil e que comeram pistache todos os dias tiveram uma melhora significativa no quadro de impotência.
Frutas vermelhas
Ainda de acordo com a nutricionista norte-americana, as frutas vermelhas devem entrar na dieta do amor, especialmente as amoras. Essas frutas podem ajudar os homens a manter as ereções, porque são ricas em flavonoides, um composto que tem sido associado a um menor risco de disfunção erétil.
Beterraba
Outro alimento que funciona como um “viagra natural” e já foi mencionado anteriormente na coluna é a beterraba. O médico Michael Mosley esclareceu que o vegetal é fonte importante de nitrato, um nutriente que deixa o corpo mais sensível ao óxido nítrico e contribui para a abertura dos vasos sanguíneos ao redor do pênis.
Não se deixe enganar
Apesar de muitos acreditarem que o chocolate, o mel e o café também estão no ranking das comidas mais cobiçadas para dar uma animada na hora H, o estudo da Pharmacognosy Review ainda assegura que não é bem assim. De acordo com o artigo, existe pouca ou nenhuma comprovação científica para apoiar que, de fato, esses itens fazem a diferença na libido.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.