Adeus, pés de galinha: 8 dicas para evitar rugas ao redor dos olhos
O dermatologista Aldo Vasconcelos compartilha oito cuidados infalíveis para preservar o rosto dessas linhas de expressão
atualizado
Compartilhar notícia
Os famosos e temidos pés de galinha são pequenas linhas que surgem ao redor dos olhos e que incomodam, diariamente, muitas pessoas. A má notícia é que ninguém está livre dessas rugas, pois a pele em torno da região é muito fina, e as expressões faciais diárias acabam enfatizando esse efeito. Você sabia que com alguns cuidados é possível evitar ao máximo esse aparecimento?
O dermatologista Aldo Vasconcelos compartilha oito dicas infalíveis para preservar o rosto das linhas de expressão nessa área. Confira:
1 – Use protetor solar
De acordo com o médico, o uso de protetor solar deve ser feito pelo menos duas vezes por dia, sendo uma pela manhã e outra no começo da tarde. “Ao barrar a penetração dos raios UVA na pele, o protetor impede a formação de radicais livres – os vilões causadores do envelhecimento precoce e das consequentes linhas de expressão ao redor dos olhos”, explica.
A prática, segundo o especialista, também previne o câncer de pele e manchas. “O FPS [fator de proteção solar] atua contra os raios UVB, responsáveis pela vermelhidão pós-sol, e deve ser no mínimo 15 para peles mais morenas e no mínimo 30 para as mais claras”, ensina.
2 – Remova a maquiagem dos olhos com sutileza
Chegar em casa e tirar a maquiagem com pressa e de forma brusca pode ser um hábito nada amigável para o rosto. Portanto, “pesar a mão” com algodão, lencinho ou papel para remover sombras, delineadores e máscaras para os cílios aumenta a desidratação da região e causa ou aprofunda as ruguinhas, conforme afirma Aldo Vasconcelos. Aposte na delicadeza!
3 – Aplique produtos específicos para a área dos olhos
O dermatologista ressalta que a derme que contorna os olhos é fina e delicada. Por isso, precisa de produtos desenvolvidos para ela. “Não é recomendado passar o mesmo creme que você usa no resto do rosto. Gosto de cremes, loções, sabonetes ou séruns com pouco adstringente e que especifiquem no rótulo que têm ação antirrugas, assim, a renovação celular é favorecida e as rugas são evitadas ou suavizadas”, indica.
4 – Não esfregue mãos ou dedos nos olhos
Do mesmo jeito que a maneira bruta de remover maquiagem dos olhos pode aprofundar as ruguinhas, esfregar a região é uma prática que deve ser abolida urgentemente! Por mais que seja uma ação automática, vale estar mais atento a esse detalhe.
5 – Aplique os cosméticos de forma eficaz
Aldo sugere a limpeza da cútis antes de aplicar o antirrugas. Esse último deve ser espalhado com movimentos lineares nas pálpebras, sempre de dentro para fora. Em seguida, o uso de maquiagem é liberado.
6 – Use óculos (de grau e de sol)!
Pessoas com problema de visão e que não fazem uso de óculos ou lentes de contato tendem a espremer os olhos para “ajustar” o foco natural. Segundo o profissional, quando isso é feito com frequência, as linhas de expressão da derme ao redor dos olhos vão se formando e ficam mais marcadas.
O truque vale também para o uso de óculos de sol. “Espremer os olhos para se proteger do brilho solar dá força às rugas ao redor dos olhos. Se os olhos estiverem protegidos, isso é evitado”, destaca.
7 – Tenha uma vida saudável
A má alimentação (fast food e refrigerante; baixa ingestão de verduras, legumes, frutas e água; consumo excessivo de álcool; sedentarismo e tabagismo) é forte formadora de radicais livres que contribuem para que as ruguinhas apareçam, conforme alerta o dermatologista. Além disso, o estresse do dia a dia também atua na formação de radicais livres e está intimamente ligado ao envelhecimento precoce da pele.
8 – Consulte o dermatologista regularmente
Sem dúvidas, o acompanhamento com um dermatologista é a orientação mais aclamada pelos médicos. Para Aldo Vasconcelos, esse é um hábito imprescindível na hora de comprar os produtos ideais para cada caso. Ainda, nos consultórios, o paciente poderá sanar todas as dúvidas sobre os procedimentos mais eficazes para combater os “pés de galinha”, como a aplicação de botox, o uso de ácido hialurônico, o de laser CO2, a radiofrequência, entre outros.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.