Acompanhe ao vivo o Jubileu de Platina da rainha Elizabeth
Rainha da Inglaterra terá quatro dias de festa em Londres para comemorar os 70 anos desde que foi coroada
atualizado
Compartilhar notícia
O Jubileu de Platina da rainha Elizabeth já está a todo vapor. As comemorações começam nesta quinta-feira (2/6) e vão até domingo (5/6), com direito a feriado para os súditos, desfiles, shows e cerimônias especiais.
O primeiro evento da programação é o espetáculo militar Trooping the Colour. Na verdade, o desfile acontece todo segundo sábado de junho, mas acabou adiantado para entrar na festa do jubileu. São mais de 1,5 mil oficiais e soldados. Além disso, cerca de 350 cavalos da Household Division participam.
Acompanhe ao vivo no canal da realeza:
A coluna de Claudia Meireles, do Metrópoles, também traz todas as informações sobre o evento.
Saiba a programação do Jubileu de Platina, a festa do século da rainha
Em carruagens, membros da família real saíram do Palácio de Buckingham e seguem pela avenida The Mall. Somente a princesa Anne e os príncipes Charles e William vão montados a cavalo.
Confira os highlights
Os filhos de Kate Middleton — George, Charlotte e Louis — se juntaram à mãe, Kate Middleton, e a Camilla Parker, esposa do príncipe Charles, no desfile militar Trooping the Colour, pela primeira vez. As crianças deram um show de fofura e roubaram a cena. Também apareceram os netos mais novos da rainha, Louise Windsor, de 18 anos, e James, 14. Eles são filhos do príncipe Edward, caçula de Elizabeth.
Um dos pequenos que mais chamou atenção foi o príncipe Louis, caçula do príncipe William e da duquesa de Cambridge, Kate Middleton. Ele protagonizou diversos cliques cômicos neste primeiro dia de festa para a avó, a toda-poderosa Elizabeth II.
De volta ao Reino Unido, Meghan Markle assistiu às celebrações do primeiro dia do Jubileu de Platina da rainha com vista privilegiada — mas nem tanto. Após ter abdicado dos cargos de alto escalão da realeza britânica, ela e o marido, o príncipe Harry, perderam o direito de se juntar à monarca na varanda principal do Palácio de Buckingham para as comemorações da monarquia.
Assim, Meghan e Harry ficaram para “escanteio”. Eles assistiram ao desfile militar Trooping the Colour pela varanda de outro prédio, em Whitehall, a uma distância de quase um quilômetro da antiga residência da monarca.
Durante as comemorações, a rainha escreveu mensagem para os cidadãos britânicos e agradeceu pela “benevolência” demonstrada por eles. “Sei que muitas lembranças felizes serão criadas nessas ocasiões festivas. Continuo inspirada pela benevolência que me foi demonstrada e espero que os próximos dias sejam uma oportunidade para refletir sobre tudo o que foi alcançado nos últimos 70 anos, enquanto olhamos para o futuro com confiança e entusiasmo.”
Quem não participa dos eventos do Jubileu é o filho mais polêmico da rainha Elizabeth II, o príncipe Andrew. Ele testou positivo para a Covid-19 dias após encontro com a mãe. Por conta do diagnóstico, ele foi afastado da programação.
Muitos políticos e celebridades também deram os parabéns à rainha. Dos Estados Unidos, o ex-presidente Barack Obama e o atual mandatário Joe Biden se pronunciaram. E um dos súditos mais importantes de Elizabeth, o beatle Paul McCartney também se manifestou.
Às 13h de Londres (9h do Brasil), a rainha Elizabeth apareceu na varanda do castelo. Já à noite, mais de 3 mil faróis ficarão iluminados em todo o Reino Unido e nos países que compõem a Commonwealth, como forma de homenagear a monarca britânica.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.