Embaixadores de países da África, Ásia e Europa prestigiaram o evento, além de autoridades e do secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto. Ele recebeu a honraria de Personalidade do Ano do GDF. O chefe da missão da Liga Árabe no Brasil, o embaixador Qais Shqair também, ganhou a insígnia.
Após presenciar a homenagem feita pela Câmara dos Deputados à Data Nacional do Bahrein na manhã da última terça-feira (19/12), o embaixador do país do Oriente Médio, Bader Al-Helaibi, esteve entre os condecorados. Assim como o embaixador da África do Sul, Vusi Mavimbela; de Belarus, Sergey Lukashevich; e da Áustria, Stephan Scholz.
Do Metrópoles, Claudia Meireles foi eleita a colunista do ano. Os jornalistas Marcelo Chaves, Marlene Galeazzi, Clebio Cavagnolle e Marília Marques receberam a condecoração da Abrajinter. Os diplomatas que se destacaram em 2023 foram Burak Han Cevik, da Embaixada da Holanda, e Nádia Melina, de Luxemburgo.
O cônsul Milton Atanazio e Fabiana Ceyhan conduziram o momento da premiação. À Coluna Claudia Meireles, a jornalista contou detalhes da honraria concedida pela Associação Brasileira de Jornalistas da Área Internacional e Diplomática. “É o terceiro ano desse evento. A Abrajinter surgiu em 2020. O prêmio é para que o embaixador reconheça o valor dele para nós e nos receber”, atesta.
“Nós escolhemos embaixadores de continentes diferentes. Eles gostam de jornalistas, são agradecidos e nos recebem bem, não só a Abrajinter”, enfatiza Fabiana.
Ao longo do evento, autoridades enviaram mensagens em que reconheceram o trabalho impecável da Abrajinter. É o caso do ex-presidente Michel Temer.
“Divulgar o que vocês fazer através da Abrajinter é mostrar o trabalho diário das relações entre os nossos países. Saúdo a presidente da Abrajinter, Fabiana Ceyhan”, enviou o ex-presidente da República.