Abertura da exposição Capitais do Brasil movimenta o Museu Nacional
O objetivo da mostra é fazer um resgate histórico e cultural de Salvador, Rio de Janeiro e Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Os curadores Berttoni Licarião e André Honor inauguraram, nessa quarta-feira (14/11), a exposição Capitais do Brasil no Museu Nacional. A mostra traz fotografias de Bento Viana e do falecido cineasta sueco Åke Borglund, que retratam as três capitais brasileiras que já sediaram o poder federal – Salvador e Rio de Janeiro – e a atual capital, Brasília. A produção executiva é de Melissa Viana.
Compareceram fotógrafos, amantes das artes e curadores, além do embaixador da Suécia Per-Arne Hjelmborn e Mercedes Urquiza, responsável pelas obras de Borglund. A ocasião também contou com um descontraído coquetel recheado de comidas típicas.
O objetivo da exposição é fazer um regaste histórico e cultural das três metrópoles, com registros visuais, linhas do tempo e textos descritivos. Além de admirar as fotografias, os visitantes puderam interagir com poemas e projeções.
Os curadores também fizeram um paralelo entre as cidades e os elementos naturais, com Salvador representando a água; Rio de Janeiro, o ar; e Brasília, a terra. O fogo apareceu na projeção fazendo referência à mudança e renovação, uma alusão à troca das capitais. A exposição é gratuita e permanece aberta até 6 de janeiro.
Confira!