Abertura da 46ª Quermesse do Templo Budista marca “momento de união”
O evento foi realizado na Casa de Chá de Brasília, na Praça dos Três Poderes, na presença de líderes religiosos e autoridades políticas
atualizado
Compartilhar notícia
A secretária de turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, convidou líderes religiosos e autoridades políticas de Brasília para um café da manhã especial nessa quarta-feira (31/07/2019). O encontro foi realizado na Casa de Chá de Brasília, na Praça dos Três Poderes, para anunciar o apoio e parceria da Secretaria de Turismo (Setur-DF) à 46ª edição da Quermesse do Templo Shin Budista de Brasília.
O evento contou com a presença do monge Sato, responsável pelo templo, do vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, e da administradora de Brasília, Ilka Teodoro. Também estavam presentes o chefe de Assuntos Religiosos, Kildare Meira, e o mestre Woo, que fez uma pequena apresentação de tai chi chuan para os convidados.
Neste ano, a quermesse acontecerá de 3 de agosto a 1º de setembro, sempre aos sábados e domingos, no templo localizado entre as quadras 315 e 316 Sul. O tema escolhido foi Os Caminhos da Bem-Aventurança: Espíritos em Liberdade.
Em meio aos três Poderes que comandam o país, o monge Sato agradeceu pela oportunidade de fazer a abertura da próxima edição da quermesse na Casa de Chá e pediu que os convidados tirassem alguns minutos para meditar.
“Talvez, pela primeira vez, Brasília esteja integrando seu caráter político, religioso e de nacionalidade. Talvez hoje seja a consagração do sonho de Dom Bosco”, expressou o monge. A parceria é uma maneira de mostrar para a população as diversas culturas e religiões presentes na capital federal.
“A quermesse lembra que estamos em uma época que nunca vivemos antes, de abundância. Nunca tivemos tanta abundância material, mas nós não estamos sabendo como administrá-la e isso está nos levando a uma desigualdade desnecessária. Essa abundância é como a luz do Buda, para todos, indistintamente”, completou Sato.
A secretária de Turismo garantiu que abriu o diálogo com líderes de diversas religiões para que seja possível apresentá-las para a população da forma mais correta possível, respeitando a tradição, a cultura e os hábitos de cada uma.
“Nós precisamos trabalhar para que a população de Brasília tenha, a cada dia, condições de vivenciar os nossos pontos turísticos. A cidade que é boa para a população, é muito melhor para o turista”, completou.
À coluna, Vanessa se definiu como “rezadeira” e garantiu ter fé não apenas em uma religião, mas em Deus. “A fé não é diferente em religião nenhuma. O amor a Deus e ao universo é único. Todas as religiões traduzem esse Deus. Dá para tirar de cada uma delas o melhor que a gente puder”, disse.
Confira os cliques:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.