metropoles.com

A um mês para a coroação do rei Charles, saiba detalhes da cerimônia

A coluna montou um guia com o que você precisa saber a respeito da coroação de Charles. A cerimônia histórica será em 6 de maio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alastair Grant – WPA Pool/Getty Images
Foto colorida de homem idoso e branco sentado em um trono ao lado de uma coroa - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de homem idoso e branco sentado em um trono ao lado de uma coroa - Metrópoles - Foto: Alastair Grant – WPA Pool/Getty Images

Um mês e quatro dias antes da coroação da rainha Elizabeth II completar 70 anos, o seu primogênito, o rei Charles III, será oficialmente coroado como majestade do Reino Unido e de países que compõem a Commonwealth. A histórica cerimônia está prevista para acontecer em 6 de maio na Abadia de Westminster, em Londres. Os detalhes do evento têm sido elaborados sob o codinome Operação Golden Orb.

Tem dúvidas sobre o icônico evento que irá coroar Charles como rei e Camilla Parker como rainha? Independentemente da resposta, a coluna montou um guia com o que você precisa saber a respeito da coroação de Charles. Confira e fique por dentro!

Foto colorida de homem idoso, branco, com terno risca de giz abraço a uma mulher branca, idosa e com vestido azul. Eles estão em uma sala com detalhes dourados - Metrópoles
Fotografia do rei e da rainha consorte, tirada no mês passado na sala de estar azul do Palácio de Buckingham

Convites

Nessa terça-feira (4/4), o Palácio de Buckingham divulgou o convite a ser enviado. Desenhado à mão em aquarela e guache pelo artista Andrew Jamieson, a ilustração apresenta símbolos britânicos, a exemplo de flores emblemáticas, ícones do folclore e de animais silvestres típicos da região. Segundo a instituição, o invite será impresso em papel cartão reciclado, com detalhes em folha de ouro.

Além de integrantes e amigos próximos da família real, a ocasião reunirá monarcas de outros países, representantes da sociedade civil, líderes políticos e chefes de Estado. Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden não irá à coroação, entretanto, sua esposa, Jill Biden, o representará.

Ilustração colorida de um convite colorido com letras desenhadas - Metrópoles
Ilustração do convite da coroação do rei Charles

Realezas

De acordo com a imprensa britânica, o príncipe Albert de Mônaco e o príncipe Fumihito e a esposa, Kiko, da realeza japonesa, confirmaram presença. A lista inclui ainda os dois filhos do rei Charles, William e Harry. O segundo herdeiro não garantiu ir à coroação até então. Detentor do título de duque de Sussex, ele tem uma relação turbulenta com o pai e, principalmente, com a madrasta, Camilla.

Com papéis de destaque na cerimônia, William e a esposa, Kate Middleton, estão confirmadíssimos, assim como seus três filhos, George, Charlotte e Louis. Irmãos de Charles, Anne e Edward, na companhia dos respectivos cônjuges, devem comparecer ao evento. A incógnita paira sobre o príncipe Andrew, com quem o rei firmou embates. O duque de York deixou a vida pública após envolvimento em um escândalo de abuso sexual.

“Princesas Eugenie e Beatrice e os respectivos cônjuges; Zara e Mike Tindall e, possivelmente, os filhos mais velhos; e espera-se que Peter Phillips e suas filhas estejam entre a congregação. Haverá também um grande número de primos [do rei]: do príncipe Michael de Kent a Lady Sarah Chatto e suas famílias”, publicou a revista britânica Tatler.

6 imagens
George, Charlotte e Louis são netos do rei Charles III
A princesa Anne é esposa de Timothy Lauwrence
Sophie e Edward são casados desde 1999
Os irmãos, o duque de Kent e a princesa Alexandra
Os duques de Sussex estão em pé de guerra com o rei Charles e a rainha Camilla por conta da coroação
1 de 6

Príncipe William e Kate Middleton

Chris Jackson - WPA Pool/Getty Images
2 de 6

George, Charlotte e Louis são netos do rei Charles III

Samir Hussein/WireImage/Getty Images
3 de 6

A princesa Anne é esposa de Timothy Lauwrence

Patrick van Katwijk/Getty Images
4 de 6

Sophie e Edward são casados desde 1999

Pool/Samir Hussein/Getty Images
5 de 6

Os irmãos, o duque de Kent e a princesa Alexandra

Anwar Hussein/Getty Images
6 de 6

Os duques de Sussex estão em pé de guerra com o rei Charles e a rainha Camilla por conta da coroação

Chris Jackson/Chris Jackson/Getty Images

Local

Imponente templo religioso, a Abadia de Westminster faz parte de diversos capítulos da história da monarquia britânica por testemunhar a coroação de todos os soberanos desde Edward I em 1274, exceto de Edward V e Edward VIII, o primeiro sofreu um “golpe” e o segundo abdicou ao posto, respectivamente. Antes disso, em 1066, houve a cerimônia de Guilherme, o Conquistador.

A construção atual da igreja começou em 1245 por Henrique III. A Abadia de Westminster foi “palco” de 16 casamentos reais, número que abrange o enlace da então princesa Elizabeth e do príncipe Philip, em 1947. O templo abriu as portas para funerais, por exemplo, o da princesa Diana, em 1997, e o da rainha Elizabeth em setembro do ano passado.

Uma visão geral dos Grenadier Guards enquanto o carro funerário do Estado que transporta a rainha Elizabeth II chega à Capela de São Jorge em 19 de setembro de 2022 em Windsor, Inglaterra. O serviço de confissão na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, ocorreu após o funeral de estado na Abadia de Westminster. Seguiu-se um enterro privado na Capela Memorial do Rei George VI. A rainha Elizabeth II morreu no Castelo de Balmoral, na Escócia, em 8 de setembro de 2022, e é sucedida por seu filho mais velho, o rei Carlos III
A cerimônia religiosa do funeral da rainha Elizabeth, em setembro do ano passado, aconteceu na Abadia de Westminster

Programação da coroação

Segundo o jornal britânico The Times, haverá uma procissão dentro e fora da Abadia de Westminster. Na parte externa, o cortejo será em carruagens. Passarão pelas ruas em direção à igreja o rei Charles e a rainha Camilla; Kate e William com os três filhos; Anne e o marido, Timothy Laurence; Edward e a esposa, Sophie Rhys-Jones; o duque e a duquesa de Gloucester; o duque de Kent e a irmã, a princesa Alexandra.

Dentro da Abadia, os trajes sagrados e símbolos oficiais da monarquia, o que inclui o cetro com a cruz, o cajado de São Eduardo e as espadas da Misericórdia, Justiça Espiritual e Justiça Temporal, devem ser conduzidos ao rei e à rainha. Ao término da solenidade religiosa, Charles, Camilla, William e Kate com os três filhos saudarão os súditos da varanda do Palácio de Buckingham.

Foto colorida. Rainha Elizabeth, príncipe Charles, príncipe William,, príncipe George, princesa Charlotte, príncipe Louis e Kate Middleton
O núcleo sênior da realeza esteve na varanda do Palácio de Buckingham ao fim das comemorações do Jubileu de Platina da falecida rainha Elizabeth, em junho do ano passado

Bênção

Pelo protocolo descrito pelo Royal Collection Trust, a parte mais sagrada de toda a coroação se trata da unção do rei. O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, derramará o óleo do crisma, consagrado em Jerusalém, em uma colher especial e unge o soberano nas mãos, peito e cabeça. Esse momento fica escondido por ser “tampado” por um dossel, contudo, o jornal The Telegraph noticiou que uma armação alternativa está em desenvolvimento.

“Um dossel alternativo, com um topo transparente, está sendo feito para dar ao rei a opção de permitir que a unção seja capturada na câmera pela primeira vez”, salientou o The Telegraph.

Rainha sem o consorte

Por ser casada com o rei Charles, Camilla deveria ser chamada como rainha consorte. A partir da coroação, porém, ela passará a ser definida como rainha, apenas. Embora detenha o importante título, ela não integra a linha de sucessão do trono. O primeiro da fila é o primogênito do monarca, o príncipe William.

Foto colorida de mulher, branca, idosa, com cabelos grisalhos e roupa nas cores preta e azul
Camilla será chamada de rainha após a coroação

Pajens de honra

Segundo colocado na lista sucessória para comandar a Coroa do Reino Unido, o príncipe George será um dos pajens de honra do avô paterno, o rei Charles III, na histórica coroação. Os outros garotos escolhidos são filhos de amigos do soberano. Além do pequeno príncipe e futuro rei da Inglaterra, o quarteto que acompanhará o soberano é formado pelo lord Oliver Cholmondeley, de 13 anos; Nicholas Barclay, também de 13; e Ralph Tollemache, com 12.

Camilla também terá pajens de honra. Ela escolheu três netos, são eles, Freddy Parker Bowles, de 12 anos, e os gêmeos Gus e Louis Lopes, com 14. Sobrinho neto da rainha, Arthur Elliot compõe a trupe.

Foto colorida de mulher branca, com roupa e chapéu verde-militar, ao lado de menino branco, loiro com terno, ao lado de homem branco, calvo e com terno - Metrópoles
George é o primeiro filho de William e Kate Middleton

Mais festas

A cerimônia religiosa da coroação está prevista para o sábado (6/5). Entretanto, a festa não para por aí. O Palácio de Buckingham convidou os britânicos a darem continuidade nas comemorações. No domingo (7/5), os súditos devem realizar um “grande almoço” nos respectivos bairros. À noite, o Castelo de Windsor receberá um festival musical, com shows de Lionel Richie e as irmãs Kylie e Dannii Minogue.

Está decretado feriado no Reino Unido na segunda-feira (8/5). A família real pediu aos britânicos que se comprometam a fazer ações voluntárias.

Jubileu de platina da rainha Elizabeth II 2022 - terceiro dia
Os britânicos prometem fazer uma linda festa pelas ruas de Londres, capital inglesa

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?