5 alimentos que médico come todo dia para “ficar 20 anos mais jovem”
O médico Mark Hyman consome diariamente cinco alimentos que, segundo ele, o ajudam a envelhecer bem. O especialista está com 64 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Quando o assunto é longevidade, o médico Mark Hyman tenta colocar em prática o máximo de métodos e conselhos que aprende e pesquisa. É o caso dos alimentos que o ajudam a envelhecer bem. Com 64 anos, ele costuma comer todos os dias um “combo” para ajudá-lo a ficar jovem e reduzir o risco de doenças crônicas.
Em vídeos postados no TikTok, Hyman compartilhou ser “biologicamente 20 anos mais jovem” devido ter adotado uma rotina diária e hábitos alimentares eficazes. Para o médico, uma parte da fonte da juventude está especialmente em cinco alimentos, ou melhor, “remédios”, conforme ele mencionou em uma publicação.
“Garantir minha saúde e ter certeza que viverei uma vida longa e saudável”, disse o expert em longevidade sobre os alimentos.
Confira abaixo o quinteto!
1. Vegetais crucíferos
A família dos vegetais crucíferos integra o brócolis, couve, repolho, rúcula, entre outros. De acordo com o especialista em longevidade, esses alimentos trazem na composição fitonutrientes, capazes de reduzir a inflamação e o risco de câncer. Também são ricos em magnésio, ácido fólico e fibras, importantes para auxiliar a digestão.
“Tudo isso contém compostos que ativam as vias de desintoxicação celular que otimizam seu status mineral”, afirmou Hyman. Ele consome uma ou duas xícaras desses vegetais diariamente.
2. Azeite
Segundo o expert, um dos pilares da dieta mediterrânea é cozinhar com azeite. Assim faz o médico ao preparar os alimentos. Ele revelou priorizar e, inclusive, sugeriu optar sempre pelo tipo extravirgem. Mark Hyman destacou que o alimento traz na composição gordura saudável na qual há antioxidantes.
O especialista enfatizou que esses antioxidantes contribuem com a redução do risco de problemas crônicos de saúde e doenças cardíacas. Ele acrescentou que outra vantagem de consumir azeite extra virgem está em combater o estresse oxidativo, responsável por prejudicar a saúde do cérebro e, consequentemente, causar condições neurodegenerativas.
“Você precisa ter certeza de obter muitas gorduras boas, e o azeite é uma ótima maneira de fazer isso”, declarou o médico.
3. Nozes
Hyman salientou que as nozes têm sido relacionadas a um risco reduzido de diabetes, além de melhorar a saúde e a expectativa de vida. Também dispõem de fibras na composição e, por isso, oferecem saciedade e energia por mais tempo. Ele aconselhou ingerir outras oleaginosas, no caso, amêndoas e castanha-de-caju.
4. Frutas vermelhas
O expert em longevidade detalhou que as frutas vermelhas apresentam uma quantidade significativa de antioxidantes e fitoquímicos que tendem a “ativar caminhos da longevidade”. As substâncias naturais presentes nesses alimentos contribuem com a saúde intestinal e combatem a inflamação e, assim, reduzem o risco de doenças cardíacas e crônicas.
O médico aconselhou comer mirtilos e amoras ou fazer um smoothie matinal com as frutas dessa categoria.
5. Chá verde
O chá verde é uma parte fundamental do plano alimentar seguido por Hyman. Ele contou que uma xícara quente da bebida o deixa com a sensação calmante. Outro bônus do consumo envolve as substâncias responsáveis por diminuir o estresse oxidativo. “O chá verde contém catequinas, antioxidantes que podem proteger o cérebro contra doenças e ajudar as pessoas a envelhecer bem”, afirmou.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.