11 maneiras práticas de reduzir o envelhecimento prematuro da pele
O nosso ambiente e as escolhas que fazemos no dia a dia podem contribuir com que a nossa pele envelheça prematuramente
atualizado
Compartilhar notícia
Ao longo do tempo, é normal sentir a cútis mais fina e seca, com o aparecimento de rugas e outros sinais de envelhecimento. Não podemos mudar esse processo natural de amadurecimento, mas podemos influenciar. O nosso ambiente e as escolhas que fazemos no dia a dia podem contribuir com que a nossa pele envelheça prematuramente.
A seguir, confira 11 maneiras práticas de reduzir o envelhecimento prematuro da derme, segundo a American Academy of Dermatology Association:
1 – Sobre o sol
Proteja sua pele do sol todos os dias procurando sombra, cobrindo-se com roupas com proteção UV e, principalmente, usando filtro solar de no mínimo FPS 30 e resistente à água.
2 – Sobre o bronze
Aposte no autobronzeador em vez de se bronzear. Quando nos submetemos ao sol ou à cama de bronzeamento artificial para conquistar aquela cor desejada, “aceleramos a idade” da nossa tez, devido aos raios UV prejudiciais. A solução? Existem produtos inofensivos à venda no mercado, como a marca brasileira Skelt.
3 – Sobre o cigarro
Pare de fumar! Além de aumentar a rapidez com que a cútis “definha”, o hábito de fumar causa rugas e deixa a superfície pálida.
4 – Sobre caretas
Evite expressões faciais repetitivas, pois elas contraem os músculos subjacentes. Ao longo dos anos, as linhas formadas por essas expressões acabam se tornando permanentes. Ou seja, sem caretas!
5 – Sobre a comida
Dieta saudável, sempre! A nossa pele reflete o nosso interior. Logo, o que comemos interfere na aparência da tez. Estudos indicam que comer muitas frutas e vegetais frescos ajuda a prevenir danos que levam ao envelhecimento prematuro da pele. O açúcar e os carboidratos ruins aceleram esse processo.
6 – Sobre os drinques
Beba menos álcool. O álcool também é “um veneno” para a derme. Além de desidratá-la, com o tempo, ele a danifica, fazendo com que pareçamos mais velhos.
7 – Sobre manter-se em movimento
Exercite-se na maioria dos dias da semana. Estudos ainda sugerem que as atividades físicas atuam na melhor circulação do sangue no corpo e na estimulação do sistema imunológico. O resultado é uma pele de aparência mais jovem.
8 – Sobre delicadeza
Limpe a cútis suavemente, porque esfregá-la acarreta em irritações. “Irritar a pele acelera o envelhecimento”, afirma a American Academy of Dermatology Association. A limpeza suave da região auxilia na remoção da poluição, da maquiagem e de outras substâncias sem feri-la.
9 – Sobre limpeza
Lave o rosto duas vezes ao dia e depois de suar muito. A transpiração, principalmente quando se usa um chapéu ou capacete, irrita a pele. O ideal é limpá-la o mais rápido possível.
10 – Sobre hidratar
Não deixe o hidratante facial de fora da rotina de skincare. O item retém a água na tez, dando-lhe uma aparência mais jovem.
11 – Sobre produtos
Pare de usar dermocosméticos que ardem ou queimam. Quando a região arde ou passa a impressão de que está queimando, isso significa que a derme está irritada. Reiterando, irritá-la faz com que o processo de envelhecimento seja adiantado. No entanto, alguns produtos antienvelhecimento prescritos por um dermatologista podem queimar ou arder. Apenas certifique-se de informar seu médico.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.